segunda-feira, 21 de setembro de 2009

E viva a marolinha

Com as contas apertadas por uma crise que é bem anterior à crise econômica mundial, a imprensa brasileira vem tentando animar o mercado interno com notícias favoráveis sobre a nossa economia. É claro que nas redações todos sabem que não bateu por aqui nenhuma marolinha. Muitos também sabem que o percurso é longo não só para encontrar a solução para o que vem ocorrendo, mas até para entender que tipo de procedimentos serão exigidos para conter uma crise como esta e encaminhar políticas renovadoras.

A crise até poderia ser a mesma de sempre, a dos manuais dos economistas. Mas, se já ocorreu alguma crise como esta, nenhuma outra teve como cenário um planeta com os recursos naturais próximo do esgotamento. Crise de 29? Bem, naquele tempo ainda havia muito planeta para queimar. O resultado, inclusive, é um crescimento de lá para cá feito às custas da destruição.

A fornalha manteve-se ativa como combustível do crescimento do mundo ocidental, ou pelo menos de alguns países sortudos. E lá se foi parte da África, da América Latina, e tantos continentes em que recursos naturais viraram cinza para fortalecer a economia. E a devastação para fazer caixa não se restringiu ao capitalismo. Foi um processo livre de afunilamentos ideológicos. A antiga União Soviética destruiu imensas porçoes de territórios anexados com a revolução comunista. Água, minérios, florestas, tudo virou combustível econômico. Até gente foi para a fornalha. Só na Ucrãnia morreram 10 milhões de pessoas em planos econômicos sem nenhuma sustentação.

Aqui também tivemos nossa parte nesta conta a fundo perdido. A Amazônia está sentindo de forma mais forte agora, mas a Mata Atlântica se foi quase toda. Regiões brasileiras, como o Nordeste, consumiram esta mata até o último toco. E hoje falta-lhes até água. A última notícia que tivemos é sobre o cerrado brasileiro, que teve consumida a metade de sua mata original.

Tenho falado bastante disso aqui. O mundo não sai da crise sem um modelo novo. Este usado até agora se esgotou e não é a ideologia que pesou no passamento do modelo. Pode-se se dizer que a morte foi natural. Morte natural do planeta, é claro.

Nesta inviabilidade não há o peso simbólico de um Muro de Berlim desmoronando. O esbororamento é bem mais grave e, por isso mesmo, não admite subterfúgios. É a própria forma natural do planeta que exige.

O lulo-petismo, é claro, não está nem aí para a sustentabilidade, a não ser a deles no poder. O único futuro que lhes interessa é o do ano que vem, dos palanques e das urnas. Então seguem a velha fórmula de promover gastança para esquentar a economia e dar uma impressão de que o trabalho está sendo feito.

A base do projeto econômico futuro do petismo é até assustadora. É a do pré-sal. O petróleo virtual. Mas suponhamos que seja mesmo possível colocar as mãos no óleo estocado abaixo do oceano, na profundezas do solo. Quer dizer então que o Brasil vai dar a volta por cima vendendo petróleo daqui a vinte anos para todo o planeta? Bem, causas naturais e geopolíticas levam à previsões nada otimistas neste campo. Dentro de duas décadas, o petróleo pode não ser mais um produto comercializável do mesmo modo que é agora. É possível que necessidades extremas até de sobrevivência leve alguns países a substituir o atual modelo de compra e venda pelo processo do me-dá-cá-que-é-meu. E os aviões comprados do Sarkozy ou de qualquer outro não bastarão para defender o modelo de agora.

Que superação econômica doida é esta de que a mídia fala? Voltar a um ponto anterior da nossa economia, qualquer um deles, sempre é regressar ao atraso e à exploração mais vil, em alguns casos abaixo até do ponto mais baixo de exploração capitalista. Exploração de seres humanos e do meio ambiente.

Numa economia como a nossa, onde até o moderno etanol é extraído por mãos submetidas a um regime próximo da escravidão, quem fala em recuperação do que tínhamos merece levar vaia, para dizer o menos. É triste ver nossa mídia nesta tolice de aplaudir a retirada do bode na sala. Mesmo a gente sabendo que é só para garantir que anunciantes não fujam berrando de pânico.

Mas, pelo menos temos uma compensação com o discurso da "marolinha", uma das grandes besteiras de Lula, tido sempre como grande articulador e tido em política como homem muito inspirado.

Esta bobagem, saída evidentemente de um improviso seu e depois alimentada por marqueteiros desatentos, impede até que os governistas aproveitem todo o potencial da mentira propagandística armada pelo lulo-petismo em torno desta crise. Será que querem que eu me junte à claque? Dá vontade.

Com a conversa de que tivemos uma "marolinha" no Brasil, o que pode se fixar na compreensão da população é que o problema econômico não foi tão grave. Parece que isso já vem ocorrendo. Ora, este entendimento forçado pela máquina governista diminui bastante o espaço de manobras para o lucro político do lulo-petismo.

Se o que vem pela frente não fosse tão grave, até eu sairia por aí dizendo que foi mesmo uma marolinha. Mas quem tem responsabilidade é obrigado a pensar o mundo bem além dos palanques de 2010.
......................
POR José Pires

Nenhum comentário: