quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Nossa imagem no exterior


O governo Lula tanto pelejou que acabou conseguindo a imagem perfeita da política externa criada pelo lulo-petismo. Foi publicada pelo diário hondurenho El Heraldo. E até o fato de ter sido colhida e publicada em um jornal da sempre conturbada América Central torna a foto ainda mais simbólica do papel do Brasil no plano internacional.

Manuel Zelaya como hóspede da embaixada brasileira em Honduras é um símbolo digno das relações externas deste governo. O chapelão e colete, a pose folgada que aparenta total irresponsabilidade em um momento sério, as botas sobre o fino tecido da cadeira da embaixada, tudo é bem demonstrativo da encrenca em que se meteu o nosso país.

Você confiaria em um hóspede que coloca as botas na cadeira forrada com tecido da sala de seu anfitrião? Eu não.

Nem vamos falar se o que ele sofreu foi ou não um golpe. Sua tranquilidade, aliás, desmente que o outro lado seja violento. Mas com o pouco que conhecemos de Zelaya, figura que teríamos notícia de longe se não fosse petista o nosso governo, já sabemos que o pior que pode acontecer é exatamente o que pretende o governo Lula: que ele retome o cargo de presidente.

Mas, por outro lado, aí é que a política externa de Lula vai ficar perfeita para uma foto.

.......................
POR José Pires

Nenhum comentário: