terça-feira, 5 de outubro de 2010

O delegado Protógenes de chefia nova

Esta eleição foi cheia de piadas. Poderíamos até rir mais gostosamente se elas não fossem sintomas de um sistema falido, mas a gente também precisa se divertir um pouco. Vamos deixar por ora de falar da maior delas, a Dilma, e comentar um dos golpes armados para a eleição de um político e que acabou também não dando certo. Foi o notório delegado Protógenes, que participou há pouco tempo de uma encenação com grande cobertura da imprensa e logo depois usou a notoriedade alcançada para tentar se eleger deputado federal.

Protógenes se lançou pelo também notório PcdoB, o partido mais oportunista do Brasil. De Mao Tsé-Tung a Lula, passando por Stálin e Enver Hoxha da Albânia, o PCdoB já tentou de tudo. Protógenes é só mais um desses lances. Até guerrilha no Amazonas eles fizeram para tentar implantar no Brasil um comunismo do pior tipo, uma mistura de maoísmo com o sistema comnuista albanês de então. Não deu certo, felizmente.

A candidatura de Protógenes também deu chabu. Hoje ele depende do fenômeno Cacareco ou macaco Tião ou Enéas agora chamado Tiririca. O problema é que Tiririca parece ser incapaz de soletrar Pro-tó-ge-nes (é assim?) e por isso pode ter impugnada sua candidatura.

Tiririca tem mesmo um jeitão de quem fugiu da escola, porém, quantos políticos brasileiros não tem um perfil parecido? O problema de Tiririca é que ele não soube usar com habilidade esta imperfeição de sua formação. Mas ainda temos muito chão pela frente. Caso haja a consagração do lulo-petismo nesta eleição pode-se até abrir espaço para que Tiririca seja o sucessor de Dilma Roussef daqui quatro anos. Esse negócio de exigir que político saiba ler e escrever é coisa da elite.

Mas voltemos a Protógenes. Sua candidatura começou com uma farsa e termina como piada. Mesmo que o comediante não tenha a candidatura impugnada por ser analfabeto, o delegado vai fazer parte da bancada Tiririca. O abestado está na chefia.
.......................
POR José Pires

Nenhum comentário: