quinta-feira, 12 de junho de 2008

A inflação voltando com tudo



Boa notícia: o IPCA (Índice de preços ao Consumidor Amplo) surpreendeu até os analistas mais pessimistas e subiu 0,79% em maio -acima do 0,55% de abril. É a maior alta desde abril de 2005 (0,87%) e a maior elevação para um mês de maio desde 1996.

Mas espere aí: boa notícia para quem? Alguns já devem estar pensando que enlouqueci. É a inflação de volta. E por mais que seja interessante ver o papudo do Lula tornar-se o presidente que fez voltar a inflação, não vale o preço, que é demais. Quem já viveu em economia dominada pela inflação não deseja de modo algum ver o filme de novo.

A boa notícia é para os chargistas. É uma brutal economia no trabalho de campear idéias para a charge diária. A inflação supre qualquer daqueles dias sem assunto: basta pegar o manjado dragão e criar uma situação com alguma autoridade, uma dona de casa ou empresário.

E quem viveu mais de dez anos com a inflação, como é o caso dos que tem por volta de cinqüenta anos, tem um arquivo cheio de charges com a danada. É só redesenhar e, em certos casos − bem poucos, pois o Brasil, que já era país repetitivo em política, hoje é carbono de ano pra ano − repor em um contexto atual.
Na imagem, o dragão da inflação debate teoria econômica com um economista do PT. O papo parece bom. Para a inflação, é claro...

........................
POR José Pires

Nenhum comentário: