quinta-feira, 19 de junho de 2008

Mensaleiros tentam se safar

Para não dizerem que só dou notícia ruim, aí vai uma boa: “O Supremo Tribunal Federal (STF) negou nesta quinta-feira recursos apresentados por réus da ação penal do mensalão, entre eles o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o ex-deputado Roberto Jefferson e o empresário Marcos Valério”.

Então a coisa continua como antes. Ninguém se livrou da condição de réu no chamado “Inquérito do Mensalão”. Como o Brasil tem memória curta é bom lembrar a conspiração tramada contra a democracia por essa gente. Como governo de partido único sempre foi o sonho dourado de certaslideranças que acabaram formando o PT, eles tramavam ativamente para perpetuar o partido no poder.

Criaram então, às escondidas, uma forma de pagamento para o domínio das votações no Congresso Nacional. O esquema de compra de voto de parlamentares, o chamado “Mensalão”, acabou vindo ao conhecimento da opinião pública devido a um desentendimento entre eles que levou o então deputado Roberto Jefferson a denunciar o esquema em 6 de junho de 2005 numa histórica entrevista ao jornal Folha de S. Paulo.

Dois anos depois, o procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, fez uma denúncia − com o sugestivo número de 40 acusados − sobre a compra do apoio de deputados da base aliada de Lula. Segundo a denúncia, aceita pelo STF em agosto de 2007, por meio da compra e suporte político de outros partidos e do financiamento das suas próprias campanhas o grupo tramava a permanência absoluta do PT no poder.

José Dirceu, não podemos esquecer, era o todo-poderoso de Lula, chamado por ele de “capitão do time” do governo petista. Era poderoso no governo, tinha sala ao lado do presidente da República. Dirceu é articulador importante da ascensão de Lula ao poder. Com o escândalo do "Mensalão", ele teve que sair do governo e acabou cassado por falta de decoro em dezembro de 2005.

Lula se safou da denúncia do procurador Antonio Fernando de Souza. Escapou também de um merecido impeachment porque enquanto a oposição esperava seu sangramento ele acabou recebendo uma tremenda de uma transfusão. Curou as feridas do escândalo e ainda se reelegeu presidente.

No inquérito, o procurador acusou a “existência de uma sofisticada organização criminosa, dividida em setores de atuação, que se estruturou profissionalmente para a prática de crimes como peculato (uso de cargo público para obtenção de vantagens), lavagem de dinheiro, corrupção ativa, gestão fraudulenta, além das mais diversas formas de fraudes".

Foi uma boa medida do STF. Espero que outras notícias boas venham com o correr do processo. Mas independente do resultado do inquérito, devemos ficar de olho toda a vida nessa gente. Poucos deles caíram de fato do poder e no conjunto ainda formam um esquema perigoso para a democracia.
........................
POR José Pires

Nenhum comentário: