quinta-feira, 26 de junho de 2008

Os ovinhos da serpente

Os aumentos do Bolsa-Família, de beneficiários e pagamento, são a face visível do cinismo político do governo petista. Para que o TSE se pronuncie sobre essas ilegalidades, acreditem, é preciso que seja feito uma representação. E qual é o partido que vai se colocar publicamente contra algo assim? Seria se expor aos militantes (agora profissionais) do PT saindo pelo país afora tachando tal partido de “inimigo dos pobres”.

Quanto ao aumento de agora, o TSE também espera uma representação, o que expõe mais uma incrível deficiência dessas jabuticabas jurídicas que são os tribunais eleitorais brasileiros.

Agora, que dá uma sensação desagradável a impunidade com que esse governo vai fazendo das suas, capitaneado por um presidente que já avançou a linha do cinismo, isso dá. O Brasil é excessivamente passivo à tendências autoritárias e até totalitárias. E essa passividade é uma ótima chocadeira para o ovo da serpente.

Me lembro da época em que aquele outro cínico, antes combatido pelo cínico atual, o Collor de Mello, confiscou as poupanças dos brasileiros e vi um país calado, sem o ânimo de ir para as ruas e brigar contra a ilegalidade. Naqueles tempos pensei o mesmo que me vai agora pela cabeça: num país como esse, se aparece um sujeito de bigodinho esquisito e fala convincente, é capaz de, com toda a facilidade, o povo levantar a mão direita em saudação e sair pelas ruas atormentando judeus.
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: