terça-feira, 24 de junho de 2008

O eleitor tem a representação que merece

Uma pesquisa interessante feita em Florianópolis, Santa Catarina, pela agência INCA.Giacometti / Midhas Consulting serve para entender porque a política brasileira está em um nível tão baixo. Começa pelo eleitor, é claro.

Apenas 52,8% sabem que a eleição é para escolher prefeito e vereador.

52,3% não sabem qual a função da Câmara Municipal 44,2% não sabem o que faz um vereador.

Sobre a data da eleição, 50,8% sabem que é em outubro, mas não sabem o dia; 34,7% não sabem em que dia e mês acontecerá a eleição.

Quanto ao voto obrigatório, 63,6% são contra.

No plano nacional, os números não devem ser melhores do que esses colhidos em Florianópolis, que além de ser uma capital, é uma cidade bem desenvolvida. Mesmo a posição contrária ao voto obrigatório eu não vejo como resultado de consciência política. Pode até ser mais pela chateação de ter que votar, já que, pelos número, poucos teriam motivação sólida para fazê-lo.
Em uma pesquisa nacional semelhante com certeza seriam obtidos resultados até piores, pois juntaria eleitores de regiões mais pobres, dominadas por caciques e submetidas ao atraso político.

Mas os números da pesquisa de Florianópolis são reveladores. Com essa ignorância extrema do eleitor o resultado só pode ser essa representação política que aí está.
........................
POR José Pires

Nenhum comentário: