quinta-feira, 26 de junho de 2008

Penetra

Tucano é um bicho imensamente manso. Lula patrocinou nos últimos meses o notório dossiê contra o governo de Fernando Henrique Cardoso que atingiu inclusive sua mulher, a falecida Ruth Cardoso. Eu não sabia dos problemas cardíacos da ex-primeira-dama, mas levando isso em conta é possível até que a situação criada pelo dossiê possa ter tido influência no agravamento da sua doença.

Pois Lula compareceu ao velório com uma cara que acredito que era para parecer compungida. O que será que conversou com o viúvo? É tão difícil falar algo nesses momentos. Mas imaginemos:"Puxa, Fernando, o que é a vida... há poucos meses fazíamos um dossiê sobre ela e agora ela está aí."

Por muito menos Lula foi vaiado no velório de Leonel Brizola e depois ficou muito tempo sem comparecer a enterros, medroso que é, o que não deixa de ser um benefício para os enlutados. Não foi nem ao de Celso Furtado, um de seus apoiadores.

Evidentemente não acho que qualquer presidente da República deva ser expulso de qualquer evento ou cerimônia. Mas penso que certas ocasiões exigem mais firmeza. Não haveria nenhuma deselegância em desconvidá-lo, anulando o convite que ele próprio se fez. A ausência de Lula no velório seria melhor para a memória de Ruth Cardoso.
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: