sexta-feira, 20 de junho de 2008

Falam os especialistas

Vale a pena ler o artigo de Rodrigo Pimentel, roteirista do filme "Tropa de elite" e ex-capitão do Bope. O artigo, de nome "Na cidade mafiosa", fala do caos moral que alimenta a violência no Rio de Janeiro. Pimentel, pode-se dizer, é um especialista no assunto. Além da carreira no Bope, a tropa da polícia militar que enfrenta a barra-pesada, com habilidade ele trouxe o assunto da violência brasileira ao cinema brasileiro.

O Capitão Nascimento, violento protagonista de "Tropa de Elite", bem trabalhado com frases marcantes que entraram no linguajar brasileiro, já é uma das mais fortes figuras do cinema nacional. Em seu artigo, publicado no blog de Mauro Ventura, o roteirista vai juntando os variados procedimentos mafiosos que envolvem os cariocas numa situação de aflição e terror.

O Rio de Janeiro está completamente maluco. O clima de violência contamina até a molecada. O blog de Ancelmo Gois, no site do jornal O Globo, donde pesquei a informação sobre o artigo de Rodrigo Pimentel, conta que os motoristas que trafegam pela Linha Amarela, uma longa avenida que passa através de favelas e bairros pobres, meninos da favela da Cidade de Deus atiram pedras, até paralelepípedos inteiros, nos carros.

Mas e a polícia? Bem, responde Ancelmo Góis, "bem, você sabe". Clique aqui para ler o artigo de Rodrigo Pimentel. E aproveite para dar uma passeada nos blogs do Ancelmo Gois, do Ventura, e também de Jorge Antonio Barros, este com um blog especial para o momento, o Repórter de Crime, onde escreve sobre segurança pública, e o faz muito bem com sua experiência como jornalista do setor. A exemplo de Pimentel, é tudo gente que acompanha de perto o que se passa no Rio.

Nestes blogs você pode, com segurança, ter uma visão abrangente sobre o que se passa no Rio de Janeiro. E, acredite, por ali o diabo pode ser até pior do que pintam.
........................
POR José Pires

Nenhum comentário: