terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Antes sem calcinha, agora com camisinha

Agenda do presidente Lula para hoje. É oficial: "O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passa a terça-feira (24 de fevereiro) em Brasília/DF, sem compromissos oficiais".

Lula passou o carnaval no Rio de Janeiro em um camarote na Sapucaí. De domingo para segunda-feira ficou oito horas na maior animação: às quatro da manhã estava atirando camisinhas para o público. Isso mesmo, distribuia preservativos. O Brasil é mesmo incoerente em tudo. Por muito menos e numa situação sobre a qual ele não tinha responsabilidade direta, o presidente Itamar Franco aguenta até hoje a imprensa pegando em seu pé por causa da moça sem calcinha que posou a seu lado no carnaval de 1994. Como vocês podem ver ao lado, na época a revista Veja até deu capa.

Não sei o que pretendem com um presidente da República atirando camisinhas para o povo em plena Sapucaí, no meio da festa nacional que mais chama a atenção do mundo. Será alguma campanha para estimular o turismo sexual? Parece. Mas é certo que o efeito para a imagem do Brasil no exterior pode até ser bem pior.

E em um momento grave como esse, de crise mundial, um pouco de resguardo com certeza poderia ser bem melhor para estimular o brasileiro a enfrentar o que vem por aí, porque o previsão é de tempos que não estão para folia. E, tirando o Berlusconi, da Itália, tem algum outro chefe de governo festando por aí?

Mas Lula agüenta ficar quieto em um canto trabalhando? É claro que ele não podia perder o primeiro carnaval da crise. O carnaval da marolinha. Não foi permitida a entrada da imprensa no camarote, mas dá para ver pelas fotos que o presidente inzoneiro estava animado. Mais do que o Itamar Franco na capa da revista. Lula trazia até aquele inchaço na cara que já levou um compungido Brizola a lhe dar conselhos.

Lula pode tudo? Parece que sim. Até jogar camisinha para o povo. Ou se congraçar com a contravenção. O presidente é Beija-Flor roxo e amigo do peito de Neguinho, intérprete do samba-enredo da escola. Em frente ao camarote onde estava Lula o sambista trocou o tradicional grito de guerra "Olha a Beija-Flor aí, gente!" pela frase "Olha o presidente Lula aí, gente!" Bem, sem comentários. Nem sobre a responsabilidade de Neguinho grudando sua escola desse modo às energias de Lula que, bem, toda torcida corintiana sabe que, toc toc toc...

Quem deve ter gostado da parceria foi o Aniz Abraão David, contraventor e patrono da escola. Ele já foi preso quatro vezes pela Polícia Federal por suspeita de lavagem de dinheiro e enriquecimento ilítico.

Quando não custaria para Aniz Abraão David agregar sua imagem a de um presidente da República? Lula recebeu só o kit completo da Beija-Flor, com um jogo de camisas e brindes com a marca da escola, enviado pelo deputado federal Simão Sessim, primo de Anísio.

E hoje o presidente está sem "compromissos oficiais". A crise fica para amanhã. Ou para a próxima segunda-feira já que se foi metade da semana e ninguém é de ferro. E é oficial: hoje a ressaca em Brasília é braba.
............................
POR José Pires

Nenhum comentário: