quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Coerência a classe política tem até pra vender

O Senado brasileiro não decepciona a gente, pelo menos no aspecto da coerência. O senador José Maranhão, do PMDB, deixou o cargo para assumir o governo da Paraíba em substituição a Cássio Cunha Lima (PSDB), cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral. Pois seu suplente, o empresário Roberto Cavalcanti Ribeiro, do PRB, assume a cadeira no Senado com processos na Justiça Federal por suspeita de crimes como corrupção ativa e estelionato. O PRB é o partido ligado a Igreja Universal, sob a liderança do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ).

O novo senador sem voto, Cavalcanti Ribeiro, é empresário do ramo de comunicação. É dono do Sistema Correio de Comunicação, na Paraíba, filiado à Rede Record, televisão ligada também à Igreja Universal. Aí a gente entende porque Maranhão o escolheu para suplente.

Pobre Brasil. Pobre Paraíba. Cássio Cunha Lima foi cassado por abuso de poder político e econômico durante a campanha eleitoral de 2006. Distribuía cheques de R$ 150 e R$ 200 para eleitores. Os cheques eram de um programa assistencial Ciranda de Serviços.

Bem, mude o nome Ciranda de Serviços para Bolsa Família e você tem praticamente a mesma coisa. Com a diferença de que Lula tem muito mais eleitores em seu programa e é bem mais ativo na autopromoção com seu Bolsa Família. Outra diferença é que com Lula a Justiça não age.

Mas voltemos à pobre Paraíba e aos políticos, categoria das mais coerentes, pois sim. José Maranhão, o novo governador que entra no lugar do que saiu, tem também bons motivos para ser cassado. Ele é acusado de abuso de poder político e econômico e de compra de votos, também na eleição de 2006. Vê-se que a Paraíba teve um pleito bastante disputado.

Existem contra ele oito processos, sendo que dois podem levar à cassação. Num, ele é acusado de participação em um esquema de troca de votos por cargos, e em outro ele é acusado de ter se beneficiado de um esquema de distribuição de 50 mil camisetas para obter votos.
.......................
POR José Pires

Nenhum comentário: