segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Antes tarde...

Para certas coisas na vida o lugar comum basta como síntese do material analisado. Para entender um tucano, por exemplo. Com este ser político, o jargão “antes tarde do que nunca”, é sempre adequado, apesar de que a experiência também demonstra que assim como pode chegar à uma conclusão óbvia bastante tarde, o tucano também tem o hábito de manter a descoberta no terreno da teoria, com a sua aplicação prática impedida pelos compromissos e tratos corriqueiros do cotidiano da política e os interesses circunstanciais mantidos até com adversários. Então, além de chegar tarde o esclarecedor insight fica também paralisado no nunca.

A compreensão repentina que bateu na cachola do senador Sérgio Guerra, presidente do PSDB, é um desses casos. “O que nós precisamos é aprender a fazer oposição. Temos sido um fracasso neste quesito”, ele disse aos jornais nesta semana de carnaval. Mas que ninguém se anime, o senador e seus correligionários podem esquecer tudo na quarta-feira. Coisas do carnaval.

É já é bem tarde para a descoberta. O governo do PT já avança no terceiro ano do segundo mandato. E o fracasso do PSDB como oposição só é comparável ao sucesso que Lula teve em se apossar de quase tudo que o Fernando Henrique Cardoso deixou praticamente pronto ao deixar o governo. E era tão simples. Bastava fazer a troca, se apropriando da habilidade petista de fazer oposição.

Mas esperemos. Já é louvável que os tucanos parecem estejam acordando para mais esse fracasso. Já aprenderam que mesmo quando ferido o inimigo não sangra por conta própria. Antes tarde do que nunca. Mas agora tem que tirar as penas do rabo e usar nas flechas.

O problema é que o tempo é curto . E a situação atual não é estimula nenhum otimismo, levando em conta que a menos de dois anos da eleição o partido tem dois candidatos à presidente da República e ao mesmo tempo nenhum, enquanto a candidata do governo já faz campanha com um palanque solidamente estruturado em verbas federais e uma bolsa família na qual tem até o batom.

Ou os tucanos tem que correr — ou voar, o que é até melhor — e começar logo a fazer oposição. Se é que sabem. Mas, de qualquer modo, caso o tempo seja curto, depois das eleições do ano que vem eles terão bastante tempo para aprender.
......................
POR José Pires

Nenhum comentário: