segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

PMDB é corrupto. E ninguém vai fazer nada

A entrevista do senador Jarbas Vasconcelos à revista Veja desta semana, mostra bem como vai a política brasileira. Vasconcelos é um dos fundadores do atual PMDB. É da safra antiga, antes de agregar o P ao MDB, quando o partido fazia oposição à ditadura militar. É fundador do MDB e do PMDB.

Jarbas Vasconcelos afirma na entrevista que a maioria — vejam bem, escrevi a maioria —, bem, que a maioria em seu partido “se especializou nessas coisas pelas quais os governos são denunciados: manipulação de licitações, contratações dirigidas, corrupção em geral”.

Então o maior partido brasileiro é uma agremiação de peritos em afanar o dinheiro público, é isso? Foi o que o senador disse. O depoimento é bombástico, ou melhor, seria bombástico em outra época, menos amorfa que esta. Neste momento histórico sombrio e petista, com certeza vai dar chabu. Numa coisa o governo Lula foi bem competente: como ele e seu partido além de faltarem com a ética ainda trabalharam bastante o conceito de que na política são todos iguais, acabaram dando anestesia geral no país.

O brasileiro virou um ser desconsolado e que sabe que em relação à corrupção só existe a certeza de que não vai dar em nada, ninguém será preso e muito menos terá que devolver o que roubou. É tanta impunidade que até não parece justo que alguns crimes não sejam descobertos, pois seus autores não podem gozar deste privilégio.

O país sofre de letargia cívica ou coisa pior que isso. O gigante pode até já ter morrido sem que ninguém saiba.
......................
POR José Pires

Um comentário:

Anônimo disse...

Jota:
De fato a entrevista do senador Jarba Vasconcelos tem, ou melhor teria, todos os ingredientes para causar uma boa revolução na política brasileira.
Contudo, qual a razão para a sua pouca repercussão de um modo geral. Você encontrou a resposta com precisão: "Numa coisa o governo Lula foi bem competente: como ele e seu partido além de faltarem com a ética ainda trabalharam bastante o conceito de que na política são todos iguais, acabaram dando anestesia geral no país."
O senador Vasconcelos concorda com o que você escreve sobre o que o PT fez com o Brasil. Basta ler a entrevista.
Aliás, concorda em larga escala, até mesmo quando afirma que apostava na candidatura do petista Tião Viana para a presidência do Senado.
Veja o que o senador pernanbucano diz quando o repórter perguntou "o que representa para a política brasileira a eleição de José Sarney para a presidência do Senado?"
"É um completo retrocesso. A eleição de Sarney foi um processo tortuoso e constrangedor. Havia um candidato, Tião Viana, que, embora petista, estava comprometido em recuperar a imagem do Senado. De repente, Sarney apareceu como candidato, sem nenhum compromisso ético, sem nenhuma preocupação com o Senado,e se elegeu."
Chamo a atenção para a advertência de Jarbas Vasconcelos: "Tião Viana, EMBORA PETISTA,...".
Em outras palavras, Viana comprometia-se perante seus pares com a recuperação da imagem do Senado (com o que não acredito, porém deixa pra lá), apesar do PT estar comprometido com a degradação desta mesma instituição.
Consolida-se a idéia de que o PT que faz mal não é só aquele comprometido com a corrupção das licitações, da compra de deputados e senadores por meio do mensalão, com a utilização das instituições em benefício pessoal (o caso do caseiro Paloci/Francenildo é emblemático), e outras tantas, mas também aquele que corrompe a própria consciência de uma nação de tal modo que uma entrevista deste porte não se revela suficiente para provocar sequer um mal-estar na classe política de um modo geral. Nem mesmo no partido a qual pertence o senador: O PMDB.
Combinaram todos os envolvidos em dizer: "É só um desabafo".
Só um desabafo?
Serão que estão a dizer que o senador Jarbas Vasconcelos estava pleiteando algum cargo para algum afiliado e não foi bem sucedido no seu intento? E, logo ele que denuncia esta prática nociva da política brasileira?
Não entendi nada. Ou, será que não era para entender mesmo?
E o próprio PT, não vai se pronunciar? Será que dirão que é assunto interno do PMDB?
Contudo, o PMDB não é da base de apoio ao governo petista?
E o senador (argh!) Sarney vai continuar dizendo que não tem nada para dizer?
Lula, Sarney, Temer, precisam responder a estas e outras perguntas de modo satisfatório.
Até agora só estão calados. E quem cala, diz o famigerado ditado popular, consente.
Será que por meio do silêncio estão concordando?
Newton Moratto