segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Dando pitaco no país dos outros

Na segunda-feira passada Paula Oliveira disse que foi atacada em uma estação de trem próxima de Zurique. Os agressores teriam marcado com estiletes em seu corpo as letras SVP, a sigla do Partido do Povo Suiço, partido de direita e atualmente no poder na Suiça. Paula afirmou ainda que teria sofrido um aborto causado pela agressão.

A história ainda estava no começo, quando o governo Lula resolveu declarar guerra à Suiça. Pelo jeito a coisa é com a Europa, pois já arrumaram complicação com a Itália no caso Battisti e agora passaram a encarar a Suiça. Poucas horas depois de saber da notícia o ministro das Relações Exteriores já via “fortes indícios” de xenofobia no caso. Pior ainda, o governo resolveu transformar o problema em um litígio com as autoridades suíças. Amorim disse que havia no caso "uma aparência evidente de xenofobia".

É curioso como um governo com tanto desarranjos internos se esforça em dar pitacos em assuntos internos de outros países. O ministro da Justiça, Tarso Genro, fez críticas ao sistema judiciário italiano (ainda não propôs reformas, mas ele ainda chega lá) para defender o asilo brasileiro a Cesare Battisti, condenado à prisão perpétua por assassinato na Itália. Lula também vive falando sobre assuntos de responsabilidade de outros governantes. Pois ele até andou dizendo como Obama deve conduzir a solução da crise nos Estados Unidos.

Pode até ser que não venha a reeleição de Lula. Mas ele pode querer ser secretário-geral da ONU. Está aí um cargo para um governante que gosta tanto de se meter com as questões de outros países.
......................
POR José Pires

Nenhum comentário: