terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Azarando as visitas

Mas para atestar que não é apenas coincidência o azar de atletas que estiveram com Lula, não devemos ficar apenas nos casos de Diego Hipólito ou Felipão. O assunto é esotérico, mas não vamos perder o ponto focal do blog, sempre científico, muito equilibrado. Aos fatos. No esporte a azaração de Lula sobre quem chega perto dele já está virando uma lenda. Até corre na internet uma lista de casos. Vou mostrar pra vocês.

É só visitar Lula que a coisa pega. Caso ele se anime (e ele sempre se anima!) e faça um gesto mais efusivo, umas palavras a mais, aí então é batata. Deixar ele abraçar, fazer gracinha, contar caso, pegar em camisas, troféus ou qualquer outro objeto simbólico não é coisa aconselhável. Passar a mão na cabeça, pegar no topete,nem se deve pensar nisso: é fria na certa.

Uma história impressionante é a do time do Coríntians que foi visitar Lula depois da conquista do título de Campeão Brasileiro de 2005. Evidentemente foi um descuido do departamento de urucubaca do clube. Deixaram até que ele pegasse a taça nas mãos. O deslize aconteceu em dezembro de 2005. A partir disso o Corintians entrou em uma maré de azar, nada de marolinha não, maremoto astral mesmo. Até a Polícia Federal entrou no meio, com a investigação da parceria Coríntians/MSI, a Media Sports Investment. O time perdeu os investidores e entrou numa crise financeira braba. Vários craques saíram. Até que o time caiu para a segunda divisão.

Não sou um grande conhecedor de futebol, mas nem precisa disso. Da fama de pé-frio de Lula, como se diz por aí, só a torcida inteira do Corintians sabe. Eu poderia falar sobre pessoas de outras áreas que também viveram dissabores por ficarem próximas de Lula, mas fugiria um pouco do assunto, além de que disso a torcida do Coríntians também sabe.

A fama de azarento é preocupante, pois o que o Brasil mais precisa no momento é de competência e sorte. E se Lula não tiver o segundo quesito, bem, aí estamos mesmo todos fritos.

É um azar danado. Vejam o que acontece com os que subiram ao poder com ele. José Dirceu, Gushiken, Duda Mendonça, Luiz Genoíno, e tantos outros, um número notável de gente acabou com a imagem destruída. Até simbolicamente a coisa é pesada, e aí vou dar uma de Lula e esticar o assunto. São muitos elementos ligados ao azar. Pois o número do PT não é, toc-toc-toc, 13? Tenho até medo do que pode acontecer com a língua portuguesa depois que ele assinou a reforma ortográfica. Com a energia negativa do homem, sem falar no que ele faz na Educação, logo ninguém mais usa essa joça pra nada.

Mas voltemos ao campo. Vamos à lista. Vou transcrevê-la na íntegra, exatamente do jeito que está correndo pela internet, para manter o fator documental. Até porque a noção de que Lula transmite azar é um fenômeno da cultura do esporte e não opinião do blog. A fama está pegando. E, como vocês podem conferir abaixo, motivo para isso a torcida brasileira tem de sobra.
.......................
POR José Pires

Nenhum comentário: