segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Veja errou

Um dos senadores mais conhecidos do país, ex-governador, liderança nacional de destaque, diz em entrevista à mais antiga revista brasileira de informação e a de maior tiragem que seu partido se especializou em corrupção. Então o que vai acontecer?

Já aconteceu: nada. A Veja até tentou fazer um paralelo entre esta entrevista e a de Pedro Collor, irmão do presidente Collor. Dezenove semanas depois da entrevista do irmão, conforme a soma da própria revista, Collor caiu.

O editor faz a relação entre Jarbas Vasconcelos e Pedro Collor como uma referência ao peso, ou suposto peso, dos dois depoimentos, cada um em sua época. No final, ele ainda aconselha o Brasil a “acompanhar de muito perto o desenrolar do depoimento do senador a Veja”. O final chega a ser constrangedor. Lá vai, na íntegra: “Ele [o depoimento] tem tudo para ser o motor de um profundo e histórico processo de limpeza da vida pública brasileira”.

Não porque o editora da revista deseja, claro, mas porque é nossa obrigação, acompanhamos o desenrolar e já estamos vendo no que vai dar. Em nada.

Será que os profissionais da Veja pensam que a queda de Fernando Collor foi causada pelo desabrochar da alma cívica do brasileiro? Espero que não. Seria melhor para a credibilidade da revista que figuras de linguagem como esse “motor profundo e histórico processo da vida pública brasileira” fossem consideradas um resultado da necessidade premente de encher páginas e páginas toda semana.

Quem é profissional sabe que isso pode fazer qualquer um, por cansaço ou enfado, escrever uma besteira ou outra. Mas, de qualquer forma, soa como imaturidade a revista acreditar que pode haver alguma movimentação pela ética só porque uma das figuras mais significativas do PMDB diz que seu partido está tomado pela corrupção.
......................
POR José Pires

Nenhum comentário: