terça-feira, 3 de agosto de 2010

Cesar Maia dá uma de amador onde sabe muita coisa

Aquele ditado do "casa de ferreiro, espeto de pau" me veio logo à cabeça quando vi um clipe com jingle que Cesar Maia mandou no seu Ex-Blog de hoje. Maia é candidato ao Senado pelo Rio de Janeiro e em seu correio eletrônico costuma publicar peças de sua campanha.

No correio eletrônico enviado todos os dias aos internautas, o ex-prefeito do Rio faz um dos melhores materiais políticos da internet. Sua análises são lúcidas e trazem também bastante informação, inclusive com bons comentários sobre linguagem política e os materiais de comunicação produzidos por diversos candidatos, inclusive com boas opiniões sobre postura corporal, entonação de voz e outros aspectos da comunicação em política. Cesar Maia é um caso tão raro em nossa política que até escreve bem.

Com isso tudo, é claro que acabei me espantando com a peça que ele mandou para a apreciação. A campanha nem começou na televisão, mas acho que pode-se dizer que este clipe seu é o pior desta eleição, inclusive com espantosos equívocos simbólicos.

O clipe animado traz uma figura caricaturada representando o candidato. O problema é que, além de ser um desenho muito feio, Maia é representado de uma forma que parece um boneco tipo marionete. Confiram acima a imagem retirada do clipe. É surpreendente que tenha passado pelo crivo de alguém que entende tanto de comunicação uma imagem sua caracterizado em um desenho que lembra uma marionete, que é uma das coisas piores que se pode pensar de um político.

Mas não é só aí que está o espeto de pau. No final do clipe, o boneco de Maia aparece correndo com uma multidão atrás dele. Sei que os produtores do clipe queriam representar o candidato correndo junto com o povo. Mas o problema é que parece que Cesar Maia está correndo em fuga da multidão, num pega-ladrão. Veja abaixo se não estou com a razão. No vídeo, que você pode ver aqui, o efeito é bem mais forte.



É a impressão que tive já na primeira olhada e que foi reforçada quando procurei observar analisando de forma técnica o material. Não é provável que um deslize como esse possa afetar significativamente a candidatura de Cesar Maia ao Senado, que até agora tem bons indices em todas as pesquisas. Mas, de qualquer forma, é um ponto negativo na imagem.
.......................
POR José Pires

Um comentário:

De Olho disse...

No vídeo parece mesmo que estão querendo pegar o Cesar Maia, mas ele escapa da tela. Vai ser um sarro no Rio.