quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Haja pé-de-coelho para o Paulo Coelho escapar dessa olhada

Paulo Coelho posa de grande conhecedor de assuntos místicos, mas o que ele andou fazendo nesta semana revela que, na verdade, ele não entende de assuntos fora do âmbito da lógica que podem influenciar, para bem ou para o mal, nossas vidas. Coelho cometeu a insensatez de postar no twitter na última segunda-feira esta foto do presidente Lula com seu último livro na mão.

O olhar atento de Lula com os óculos na ponta do nariz é só pose. É óbvio que ele não é de encarar nem as páginas simplórias de um Paulo Coelho. Não deve acabar nem a orelha do livro.

Já falei aqui no blog sobre este absurdo do uso do título "O Aleph", que é o nome de uma das histórias mais conhecidas do escritor argentino Jorge Luis Borges e de um livro seu lançado em 1948 na Argentina. Mas não é sobre mais esta fajutice do Paulo Coelho que pretendo falar.

O que achei assombroso é o desconhecimento dele sobre a forma com que a energia de Lula se liga aos que o cercam. Sempre acaba em desastre. No esporte, seus maus fluídos já lhe deram fama internacional como pé-frio. A lista de profissionais de várias áreas esportivas prejudicados pelo seca-pimenteira é longa. Já publiquei a lista, mas a muvuca é tanta que tem sempre alguém me alertando sobre a ausência na lista de um ou outro desastre provocado pelo azarento.

Assim como seu "O Aleph", Paulo Coelho mostra que é um bruxo fajuto e pode pagar caro pelo imprevidente toque que deu no twitter dessa cena inusitada do Lula com um livro na mão. É uma imagem que pede o bordão "nunca na história deste país". Pois é, não me lembro de, na história deste país, ter visto o Lula com um livro na mão. E para azar do Coelho, foi logo o dele.

Vejam o olhar do Lula. É o mesmo lançado sobre a taça de campeão que a delegação do Flamengo levou até Brasília para ele pegar nas mãos. Depois, aconteceu com o Flamengo o que a torcida inteira do Corinthians já sabe e que sabem também as torcidas do Fluminense, Coritiba... e de tantos outros times, inclusive os torcedores da Seleção Brasileira, que voltou bem cedo para o Brasil porque antes de seguir para a África do Sul para disputar a Copa do Mundo deu uma passadinha para pegar umas energias com o Lula em Brasília.

Mas esperemos para ver no que dá o seca-pimenteira ter pegado "O Aleph" brasileiro para sair numa foto bisoiando a orelha do livro. Da minha parte, torço para que Maria Kodama, a viúva de Borges, sempre tão ciosa da obra do finado marido, lasque um processo em cima do Coelho por causa dessa fajutice de pegar um título consagrado da literatura universal para usar dessa forma abusada.
.......................
POR José Pires

2 comentários:

Anônimo disse...

Você é um tosco.

Anônimo disse...

Você é ótimo!! Paulo Coelho é um esnobe, aproveitador rídiculo e Lula não é melhor.