sexta-feira, 13 de agosto de 2010

O tucanos voando baixo na internet

Há três dias atrás me cadastrei no site do candidato José Serra, assim como já havia feito anteriormente no site da candidata Dilma Roussef. Até agora não recebi sequer um e-mail com notícias ou qualquer outra manifestação sobre os acontecimentos da campanha. E neste meio tempo aconteceram muitas coisas, entre elas a boa participação de Serra na sabatina do Jornal Nacional.

A candidatura governista tem jogado pesado nesta campanha. O uso da máquina pública é flagrante, inclusive com um casamento entre as agendas do Governo Federal e a campanha de Dilma, para ajudar eleitoralmente a candidata petista. Temos também a montagem de dossiês e a participação na campanha de sindicatos e centrais sindicais, além da militância ferrenha de muita gente do movimento popular com ligação profissional com o governo e também os milhares de cargos nomeados no Governo Federal, prefeituras e em todas as esferas do Legislativo.

O PT quebrou de vez todos os critérios de disputa equilibrada, feita com senso de democracia e de respeito ao adversário. Pode-se dizer que, vindo do PT, é mais do mesmo: fazem no poder o que sempre fizeram na oposição, só que desta vez em vez do gogó usam o dinheiro e o poder para quebrar os adversários.

Este é o quadro enfrentado por Serra, Marina e Plinio Sampaio, além dos outros candidatos menos destacados. É uma triste realidade, mas é o que temos. E mesmo que o panorama eleitoral fosse outro, tem que fazer campanha, não? Então, cadê a dos tucanos?

O e-mail que espero até agora da campanha de Serra mostra como os tucanos andam mal de comunicação. Sei que isso não é novidade, vindo de quem permitiu que até suas boas realizações fossem roubadas pelo PT, mas o fato é que esta precariedade da comunicação tem prejudicado bastante Serra.

Já falei aqui há semanas sobre como andava fraco o material de campanha de Serra na internet. Pois faltando poucos dias para o início do horário eleitoral a deficiência continua praticamente na mesma.

Já os petistas mantêm um crescimento contínuo na internet. E não estou falando da ativa blogosfera lulo-petista, com muitos blogueiros estimulados por vantagens pessoais ou mesmo dinheiro público, o que faz manter centenas de blogs bastante ativos há pelo menos três anos. Falo da campanha de Dilma, que inegavelmente vem ocupando espaço na internet.

Os tucanos salvam-se de um massacre apenas porque o material produzido pela campanha de Dilma é bem fraco. Mas a vantagem termina aí, pois mesmo sendo fraco, o material petista se impõe pela perseverança. Recebo e-mails da campanha de Dilma todos os dias. Ontem foram dois e-mails, o de hoje chegou próximo da uma da tarde. Estão sempre inventando novidades. Muitas delas eu acho tolas, mas, bem... mas eu sou do ramo. Na falta de algo melhor para o contraste é natural que a mensagem deles prevaleça.

O site de Dilma está bem resolvido, sempre com bastante informação, enquanto o de Serra é rígido, tão conservador no formato gráfico e editorial que parece qualquer outro site de candidato tucano, de governador, deputado federal ou estadual. E como não construíram uma marca diferencial para o candidato, ficando naquele velho esquema gráfico tucano, pode acontecer do material do candidato presidencial não se destacar.

À falta de visão de marketing e comunicação, pode-se juntar também a desatenção a discursos políticos que têm que se encaixarem na comunicação para ter um melhor efeito. Isso é normal, são erros que sempre caminham juntos. O problema é que isso pode fazer falta depois no programa de televisão. Apenas para ficar num exemplo, onde estão os materiais sobre contribuição financeira de pequenos doadores? O pessoal da Dilma está trabalhando forte em cima disso, com um objetivo óbvio. Com isso trabalha-se a imagem de uma candidatura mais democrática e estruturada a partir de pequenos doadores, um bom conceito para ser usado depois no rádio e na TV.

Todo o material produzido até agora na internet pode ser muito bem usado na televisão e no rádio como sinônimos de participação popular, transparência e abertura da candidatura para a sociedade civil. Parece estranho, mas no Brasil usa-se mais o mito e o fascínio da internet do que propriamente seus efeitos diretos. Mas neste caso, para os tucanos creio que pode não haver mais tempo
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POR José Pires


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