quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Lendo o futuro

Pode-se criticar Marcos Coimbra, dono do Instituto Vox Populi, pela parcialidade de suas opiniões, mas seus escritos na imprensa pelo menos revelam uma certa franqueza sobre o que parece ser o que virá por aí nas próximas pesquisas. É claro que uma pesquisa deve se pautar exclusivamente pela realidade e que esse negócio de discutir o futuro sem apresentar dados muito claros é coisa de vidente, mas Coimbra não parece preocupado em ser técnico e muito menos científico. Imparcial, então, nem pensar.

Já falei aqui da origem do Vox Populi, um instituto de pesquisas que era só uma portinha em Belo Horizonte e que cresceu com a associação que Coimbra fez com Fernando Collor na construção de sua vitoriosa candidatura a presidente da República. Collor nem existia fora de Alagoas e, de repente, começou a apontar na imprensa nacional em pesquisas. Adivinhem de qual instituto. Posteriormente, o próprio Collor se incumbiu de demolir com suas ações a farsa que encarnava. Saiu corrido do poder.

Mas o Instituto Vox Populi manteve-se na ativa e está aí até hoje influenciando a política brasileira. E nesta eleição presidencial, seu presidente, Marcos Coimbra tornou-se produtivo articulista. Tem até coluna na Carta Capital, antes uma boa revista brasileira, mas hoje uma publicação com uma vistosa chapa-branca aplicada da capa à última página, em edições entremeadas com anúncios do governo Lula e de estatais brasileiras.

É uma queda triste, que dá um fecho também infeliz na carreira de Mino Carta, antes uma pessoa de respeitável senso crítico, e que foi jornalista combativo no período da didatura militar.

Não sou dos que se alegram com uma situação dessas. Penso que o Mino Carta pré-governo Lula era melhor para a história brasileira e representava até um estímulo ético para os novos jornalistas que ingressavam na profissão. Mas o próprio editor de Carta Capital já explicou com clareza essa adesão aos desígnios ditados pela publicidade governista. Foi em seu antigo blog, onde afirmou que isso é que "resguarda CartaCapital do definitivo, irremediável fracasso".

Mas voltemos ao dono do Instituto Vox Populi. Gosto do que ele escreve. De certa forma, em seus textos podemos ler o futuro. No artigo que publica hoje no jornal Correio Braziliense e que depois foi habilidosamente espalhado pela internet, Coimbra aposta em vitória da candidata do Lula já no primeiro turno. Não apresenta ainda nenhuma pesquisa para corroborar a opinião que apresenta com uma certeza de fazer corar qualquer jornalista sério.

Está certo, Coimbra não é jornalista, mas o presidente de um instituto de pesquisas que apresenta regularmente pesquisas sobre esta eleição presidencial não deveria ser imparcial? Deveria sim. Num país sério ele nem deveria opinar sobre assuntos avaliados por seu instituto.

O artigo de Coimbra poderia muito bem ser distribuído como um release da campanha de Dilma ou até como um panfleto de propaganda da candidata petista, mas é apresentado como opinião abalizada de um sociólogo e profissional da área de pesquisas.

A idéia central do texto é muito evidente: apontar vitória de Dilma no primeiro turno. Ele diz que "as perspectivas de crescimento de Serra são reduzidas", sem explicar de onde tirou esta conclusão, e que Dilma pode ganhar no primeiro turno. Neste caso, Coimbra afirma que a vitória é considerada possível por "quem entende de eleição". Mas também não nomina nenhuma dessas sumidades que apostam em uma vitória no primeiro turno da criação de Lula, quando o próprio criador jamais ganhou eleição alguma no primeiro turno. O que ele teve foram duas derrotas no primeiro turno para Fernando Henrique Cardoso, o que o enerva demais até hoje.

Falando nisso, na última eleição, Lula ficou muito nervoso de ter que enfrentar duas vezes Geraldo Alckmin,  um candidato fraquíssimo e que mesmo assim levou a disputa para o segundo turno. Quando soube que não vencera no primeiro turno, dizem que, de tanta raiva, Lula até quebrou um copo. Deve tê-lo esvaziado antes, é claro.

Mas tudo indica que as pesquisas devem apontar novos rumos nesta eleição. Nem vou propor uma aposta, pois meus leitores não são bestas de entrar num jogo com tão poucas chances. Porém, não vou me espantar se logo mais o Vox Populi soltar uma pesquisa apontando vitória de Dilma no primeiro turno.
.......................
POR José Pires

2 comentários:

Anônimo disse...

Procurei algum comentário seu sobre o presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, que um ano antes de começar a eleição dizia: "LULA NÃO FARÁ SEU SUCESSOR" e nada encontrei e você fala em imparcialidade ?

Espiando disse...

Não entendi o anônimo. Ele está defendendo o Marcos Coimbra ou querendo críticas ao Carlos Augusto Montenegro?