sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Mensalão no STF leva Mãos Limpas Pelo Brasil ao Calçadão

O Movimento Mãos Limpas Pelo Brasil traz ao Calçadão de Londrina, Paraná, neste sábado, 18 de agosto, o tema do “Mensalão”. Na próxima semana, nos dias 22, 23 e 24, os 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) irão decidir se abrem ou não ação criminosa contra as 40 pessoas denunciadas por atuar em organização criminosa que pagaria um “Mensalão” a deputados da base aliada do governo Lula em troca de apoio político ao governo.

Os 40 denunciados pelo procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, comporiam uma organização criminosa que teria o objetivo de garantir a permanência do Partido dos Trabalhadores no poder com a compra de suporte político de outros partidos e com o financiamento irregular de campanhas.

Dentre os denunciados estão deputados, ex-ministros do governo Lula e membros da cúpula do PT na época do escândalo político. No documento produzido pelo Ministério Público o ex-ministro da Casa Civil e deputado cassado, José Dirceu, é definido como “chefe da quadrilha”.

Do Paraná, está entre os implicados o ex-deputado José Janene, que foi ativo colaborador do prefeito Belinati, cassado em julho de 2000 em Londrina após uma campanha cívica do movimento “Pés Vermelhos! Mãos Limpas”, cujos remanescentes são criadores deste movimento nacional surgido agora em nossa cidade.

No Calçadão da cidade, o Mãos Limpas Pelo Brasil vai fazer uma criativa performance com base na fortuna em dólares e reais que foi distribuída no “Mensalão”. Vai “chover” grana em Londrina.

Faremos ainda uma votação eletrônica e instantânea para saber o que o povo de Londrina pensa sobre o julgamento do “Mensalão”.

O Movimento vai também colocar à disposição da população volumes encadernados da denúncia da Procuradoria-Geral da República. O texto de Antonio Fernando de Souza é muito claro e traz elementos substanciais para que as pessoas compreendam como se articulou uma “sofisticada organização criminosa”, estruturada profissionalmente para crimes contra os cofres públicos.

Teremos também material informativo produzido pelo Movimento Mãos Limpas Pelo Brasil sobre a história do “Mensalão”.

E não esqueceremos os escândalos que envolvem o Senado Federal e a figura cheia de histórias que é seu presidente, Renan Calheiros. Para este caso também temos surpresas que misturam laranjas com “laranjas”.
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: