sábado, 30 de outubro de 2010

Pelo Twitter, o PT entra na história da internet

Dentre os políticos que marcaram esta campanha eleitoral, poucos deixaram uma impressão tão negativa como o deputado estadual petista Rui Falcão. No início da campanha de Dilma, Falcão era um de seus mais poderosos coordenadores, mas foi forçado a ficar nos bastidores praticamente escondido depois que foi descoberto o tal “núcleo de inteligência” dentro da campanha petista. O tal núcleo — nada inteligente, por sinal — se dedicava a espionar adversários e foi acusado até de espionagem interna no PT.

Há cerca de duas semanas, o jornalista Amaury Ribeiro Jr. acusou Falcão de ter furtado o dossiê com dados fiscais violados de tucanos e familiares do presidenciável José Serra. Segundo ele, o deputado petista “copiou” o conteúdo de sua investigação contra os tucanos, então armazenado num computador pessoal que estava num flat pago pelo próprio PT para Amaury ficar em Brasília.

Só o envolvimento neste lance já bastaria para o petista entrar de forma nem um pouco louvável para a história desta eleição, mas ontem o petista conquistou também a fama de ser o primeiro político brasileiro obrigado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a conceder direito de resposta no microblog Twitter, o que fixa seu nome definitivamente na história da internet.

É provável até que Falcão seja o primeiro político no mundo a fazer isso. É o PT conquistando glórias. O TSE concedeu o primeiro direito de resposta no Twitter por causa de dos “tweets” postados pelo deputado, que também é vice-presidente nacional do PT.

Num primeiro “tweet” ele afirmou o seguinte: “Cuidado com os telefonemas da turma do Serra. No meio das ligações, pode ter gente capturando seu nome para usar criminosamente…”.

Em outro “tweet, ele escreveu: “…podem clonar seu número, pode ser ligação de dentro de presídios, trote, ameaça de sequestro e assim por diante. Identifique quem liga!”.

Na ilustração estão as mensagens da página do deputado no Twitter. Para aumentar, clique na imagem. O nível é o mesmo de tantas manifestações feitas nesta eleição, que propagam boatos e atacam de forma desleal os adversários políticos. E algo bastante grave por vir de um membro da alta direção do PT, mas também é uma providencial comprovação de que é das lideranças petistas que vem o baixo nível que observamos no conjunto das manifestações de petistas em sites e blogs.

A primeira reação de Falcão foi pela via óbvia do respeito ao TSE, ou, como ele escreveu logo acima do direito de resposta, “A decisão da mais alta Corte Eleitoral deve ser respeitada e cumprida”.

Porém, logo depois o petista passou a seguir a linha definida pelo chefe, o presidente Lula, de fazer galhofa com a lei e os tribunais. Num de seus últimos “tweets” ele fazia a seguinte piada: “Quero agradecer a @joseserra_ e aos seus eleitores pela audiência ao meu twitter. Se soubesse disso antes, teria dando uns 10 dir.de resp.”. Ele fez também outras gozações com a decisão do TSE, o que mostra que o estilo Lula de lidar com a lei pegou mesmo no PT.

A profissão de Rui Falcão é o jornalismo, o que ao menos na teoria o qualificaria para compreender que não é nenhuma glória ser o primeiro político obrigado a conceder direito de resposta por ter usado o Twitter de forma ofensiva numa campanha eleitoral.

Mas suas piadinhas parecem indicar que ele ainda não entendeu os danos à sua imagem. Ou então é nervosismo. Afinal, com esta medida do TSE eternizam de maneira nada digna ele e seu partido na história da internet.
........................
POR José Pires

Nenhum comentário: