quarta-feira, 13 de outubro de 2010

A verdade é uma só: a candidata mente

A questão central, então, não é o aborto em si, mas o fato da posição da candidata Dilma mudar conforme a oportunidade. Aí a coisa fica perigosa, afinal o cargo em disputa é a presidência da República e não o de presidente de uma associação qualquer. Porém, como eu disse, ela é esperta e seu grupo de agora é ainda mais esperto do que seus companheiros de outrora com os quais passava as tardes comendo farinha com palitinho.

Mas esperteza é bom para a prática do estelionato. Na política deve-se exigir outras qualidades, entre as quais uma bem básica e da maior importância é a coerência.

Dilma mente sobre o aborto, mas isso não é novidade. Ela já mentiu bastante sobre seu passado e seu programa político na TV repassa sempre algumas dessas mentiras, como a da sua participação nas lutas pelas democratização do país. Dilma não teve papel relevante em nada do que aconteceu nos últimos anos.

A luta pela democracia, a imprensa anternativa, a organização política e partidária, a campanha das diretas, as primeiras eleições para as capitais e para os governos estaduais, a eleição de Tancredo neves, a primeira eleição para presidente da República, nada disso teve a presença de Dilma.

Ela fez a luta armada, mas até nisso ela não tem sido "assertiva". Pelo contrário, é bem recalcitrante. Segundo o que ela diz, seu papel é dos mais singulares e cheio de contradições. Era da liderança mas nunca pegou sequer num trabuco. Seu grupo roubou o cofre do político Ahemar de Barros, mas ela nada sabe do assunto. São argumentos que soam até como um desrespeito às pessoas que lutavam a seu lado, muitos deles torturados e mortos pela ditadura militar.

Ela mente também sobre sua posição administrativa quanto ao meio ambiente. E acho esta mentira até mais grave que a do aborto, pois o próximo presidente da República terá que definir políticas públicas sobre o meio ambiente numa situação mundial extremanente delicada para todo planeta.

Tanto quanto o seu partido, a candidata do PT nunca teve o menor interesse pelo meio ambiente. A ecologia pode até fazer parte do programa petista, mas há muito tempo que a máquina partidária é dominada por gente que até se gaba de ter um pensamento muito prático, o que significa que o importante é tocar o desenvolvimento pra frente, sempre privilegiando a lavoura de soja sem dar atenção a nenhum cerradinho.

A raiz leninista de todos eles também não permite uma compreensão clara sobre esta questão que a cada dia fica mais difícil de resolver. Capitalismo e marxismo sempre padeceram da mesma ilusão do industrialismo como um redentor da humanidade. O capitalismo ainda permitiu a discussão crítica que permitiu amenizar a destruiçao, mas os países sob o poder do socialismo real implantaram à força políticas agrícolas e industriais que arrasaram o meio ambiente.

Dilma nunca teve respeito algum pela ecologia. Por isso, até ganhou um "Troféu Motosserra" de ambientalistas quando foi secretária no governo do Rio Grande do Sul nos anos 80, época em que estava pendurada em cargos do brizolismo.

O PT tenta se fazer de vítima e conduzir uma discussão sobre coerência política para o plano do respeito à posições pessoais. Para fortalecer esta farsa, os petistas agora até vieram com a conversa de que o que levou Dilma a ser agressiva no debate com Serra na Rede Bandeirantes foi um boato repassado pela internet de que ela seria lésbica.

Bem, eu recebi há pelo menos três meses este e-mail apócrifo onde se conta a história de um processo que Dilma estaria sofrendo de uma mulher que supostamente teria tido um caso amoroso com ela.

O destino deste e-mail foi o mesmo de tantos outros, inclusive de vários outros e-mails, mas muitos mesmo, com ataques terríveis contra o candidato Serra. Esse tipo de coisa vai depressa para a lixeira. Alguns eu nem abro, já que é possível perceber o conteúdo idiota pela linha do assunto.

Mas o que fez Dilma e seu grupo muito esperto? Trouxeram o lixo para a opinião pública. Vale tudo para se fazer de vítima e procurar obscurecer o centro da discussão: o de que Dilma mente.
........................
POR José Pires

Nenhum comentário: