domingo, 31 de outubro de 2010

Um governo de faz de conta e do conto-do-vigário

Todo o dia tem uma notícia nova sobre os problemas que Lula deixa para seu sucessor. O leitor tem que ser muito atento, pois a maioria dos jornais e sites deixam a denúncia desses males por conta de uns poucos colunistas ou colocam como notícia na parte de baixo das páginas.

E a máquina de propaganda do governo também faz um serviço pesado que acaba abafando qualquer problema que seja levantado de forma mais eficaz pela imprensa.

Isso quando não são os próprios assuntos que vão sendo pautados pelo Palácio do Planalto. Daí factóides vão sendo tratados como se fossem fatos verdadeiros e até conclusivos. Isso ocorre com a riqueza virtual do petróleo descoberto na camada do pré-sal. Ainda nem se sabe de fato como chegar até este petróleo, se é que ele está em condições de ser extraído. Mas sabe-se que para isso ocorrer levará pelo menos uma década. Entretanto, Lula passou os últimos dois anos de seu mandato falando do assunto como já fosse dinheiro em caixa. E Dilma seguiu na cantilena. Parte de suas promessas de campanha se baseiam nesta fonte de financiamento.

Não existe nenhum país que tenha alcançado equilíbrio social apenas pelo fato de ter grandes reservas de petróleo e está aí a Venezuela (um dos membros da Opep) para comprovar isso. E aí entramos nós, sempre os maiorais, é claro. O Brasil vai ser o primeiro a fazer isso. Só falta chegar no petróleo do pré-sal, mas isso é detalhe para um governo que deu pitaco até no vazamento de petróleo no golfo do México.

O governo Lula trata o assunto como se o dinheiro do pré-sal já estivesse pronto para ser gasto. A candidata do PT passou todo esse segundo turno falando em seu programa eleitoral de TV e de rádio sobre o que pretende fazer em seu governo com os recursos do pré-sal, um discurso que pode ter convencido muito eleitores desprevenidos.

É um governo construído em cima de factóides desse tipo. E a imagem de Lula se escora nestas miragens sem substância alguma. Alguém duvida que ele vai ser atingido de imediato quando os brasileiros perceberem que caíram em um conto-do-vigário da maior irresponsabilidade?
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: