domingo, 31 de outubro de 2010

Tiririca é a cara de quem?

Hoje mesmo podem ser lidas outras notícias sobre a situação difícil legada por Lula. Num site pode-se ler que a indústria nacional perde espaço nas prateleiras dos supermercados, onde produtos nacionais são substituídos por importados. Os produtos vem de vários países e não são mais brinquedos vagabundos de plástico. O jornal O Estado de S. Paulo contatou em um hipermercado que, de 17 liquidificadores, 10 eram importados, havendo entre eles um modelo trazido do México. O jornal fez uma lista grande em que os produtos nacionais sempre perdem em grande proporção para os importados.

A desindustrialização é um fato. Para ficar apenas em um exemplo, na Black&Decker há dez anos, 80% dos produtos vendidos pela companhia no mercado local eram fabricados no Brasil. Atualmente esse porcentual é de 50%. A lista de substituição do nacional pelo estrangeiro é bem grande. Vamos citar mais um dado: hoje, 87% dos aparelhos de DVD comercializados no Brasil são importados.

E isso é apenas um pouco do legado de Lula. Se tem uma monstruosa crise estrutural sendo gerada na indústria, noutros setores não é diferente. Pode pegar qualquer um: meio ambiente, agricultura, saúde, emprego, educação, segurança, em todos os prognósticos não são nada bons, em alguns o desastre já acontece agora.

Na segurança, por exemplo, o país pode até ter inveja da paz que reina no Iraque, tanto em quantidade de mortos quanto no risco que o cidadão corre no cotidiano. Indo para outro site, podemos ler que um jornalista foi assassinado com um tiro na nuca em Paraíba do Sul, a 147 km do Rio de Janeiro. Nem importa o motivo do crime, pois notícias assim já fazem parte do cotidiano do brasileiro. Há menos de uma semana seis pessoas foram mortas e nove ficaram feridas numa chacina na Baixada Fluminense. Mílicias tomam conta de bairros inteiros em grandes cidades. Jovens são assassinados todos os dias em execuções sumárias. A violência já tomou conta de cidades médias e até de cidades pequenas.

Temos muito mais problemas. O legado de Lula é grande. E estou entre os chamados 3% que acreditam que esses dramas brasileiros vem do despreparo de Lula. O petista não sabe governar. Aliás, quando foi que se soube que Lula parou algumas horas atrás de sua mesa de trabalho? Ele faz política o tempo todo e como nunca montou uma boa equipe, já que seu partido e aliados estão na mesma escala de incompetência, temos um país desgovernado.

O caso Erenice comprova isso que estou falando. Pega em flagrante usando a Casa-Civil como esquema de favorecimento de amigos e familiares, a ministra que ocupou o lugar de Dilma Rousseff colocada lá pela própria, teria a obrigação de acompanhar toda a rotina administrativa do governo enquanto o presidente Lula sai a saracotear pelo país vendendo seu peixe e fazendo campanha eleitoral.

Mas é óbvio que isso Erenice não fazia. E aí é que está o verdadeiro problema. Até a corrupção é fichinha perto do evidente desgoverno que esta situação comprova. Se nem Erenice e muito menos Lula cuidavam da administração, quem é que estaria fazendo isso? Acho que não precisa responder, não?

Por variados interesses, alguns até para não contrariar o auto-engano e abrir á frente dos olhos uma realidade nada agradável, boa parte dos brasileiros faz de conta que as coisas estão indo bem no país em que todos tem um celular (ou mais de um), mas a maioria não tem esgoto tratado e mais de dez milhões não tem nem água em casa.

Mas, voltando ao Tiririca e o avaliador ideal para sua prova de alfabetização, hoje Lula saiu em defesa do deputado de mais de um milhão de votos.

Ainda em campanha eleitoral neste dia de eleição, Lula votou em São Bernardo do Campo e falou mal do candidato da oposição. O petista votou logo de manhã e saiu dando declarações favoráveis à Dilma e contrárias ao Serra. Ele sabe que imediatamente sites, rádios e televisões divulgam o que ele fala. Faz propaganda de caso pensado.

Mas Lula aproveitou para defender Tiririca. Eis o que ele disse: "O Tiririca é a cara da sociedade. Acho uma cretinice o que estão tentando fazer com o Tiririca. Estão desrespeitando 1,5 milhão de pessoas que votaram nele. Então, que não deixassem ele ser candidato. Acho que tem de fazer prova é quem está pedindo para ele fazer prova".

Parece uma auto-defesa, bem na linha de seu pensamento de que as leis devem ser atropeladas, conforme a conveniência do momento. Se Tiririca engambelou a lei e botou sua candidatura em campo mesmo sendo analfabeto, deixa isso pra lá. Lula não tem valores morais. Nunca teve. O problema é que ele expressa e age dessa forma com a faixa de presidente no peito, ou "na barriga", como ele diz.

Este é outro legado de Lula. Esta queda moral talvez seja sua mais problemática herança, fortalecida em dois mandatos onde atuou de forma desavergonhada contra as leis em variados setores, conforme o interesse de seu governo, da sua família e dos companheiros. Na telefonia, no meio ambiente ou na legislação eleitoral, nada ficou em pé quando barrava tais interesses.

Se Tiririca for mesmo “a cara da sociedade”, certamente não é a sociedade pela qual muitos brasileiros vêm lutando com muito esforço. Tiririca é “a cara da sociedade” de Lula e seus companheiros.
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: