terça-feira, 29 de março de 2011

Como nenhum marqueteiro pensou nisso?

A chanceler alemã Angela Merkel perde poder com os resultados em um importante estado, que será governado por uma aliança entre verdes e social-democratas (SPD). Já são ecos de Takashima. Falei aqui que o mundo pode ser visto como antes e depois de Takashima. Pois será também neste aspecto: a discussão sobre a energia nuclear deve adquirir um peso que antes não tinha.

Mas não é disso que eu queria falar. O que me chamou a atenção nas notícias que trazem este assunto é uma das siglas da coalizão de centro-direita de apoio ao governo da chanceler Merkel. É um partido liberal, o FDP. Os políticos brasileiros sempre andam às voltas com esse problema de sigla. Ainda há pouco houve a criação do PSD, que teve outra sigla antes da escolha dessa. Era PDB, com o significado de Partido da Boquinha. Mudaram sei lá por que razão. O próprio DEM surgiu para eliminar a sigla anterior, PFL, na tentativa de escapar das nódoas (ou lama mesmo) da sua história.

Pois na Alemanha eles tem o FDP e o partido até se deu bem, pois foi governo por bastante tempo. Vejam ao lado uma propaganda, com a foto do maioral do partido. Mesmo sendo ágrafo na língua de Goethe, dá para perceber que o FDP está agradecendo por alguma coisa.

Enfim, achar a sigla certa é sempre uma dificuldade. Pois aí está uma boa sigla para um partido brasileiro: FDP. Porém, suas lideranças terão de tomar bastante cuidado para evitar um inchaço excessivo do partido. Agora, sem a Lei da Ficha Limpa, então, pode aparecer uma multidão de políticos querendo filiação.
........................
POR José Pires

Nenhum comentário: