quarta-feira, 30 de março de 2011

O Japão à espera da ajuda do Mercadante

Na segunda-feira o ministro da Ciência e Tecnologia desistiu da demissão da diretoria da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), apesar de todas as barbeiragens comandadas por Odair Dias Gonçalves. Barbeiragem no trânsito dá multa, mas barbeiragem em usina atômica dá em nada.

Até o irrevogável é revogável para Mercadante, então Gonçalves ficou na CNEN. Porém, agora ele tem a incumbência de elaborar um portal na internet e uma cartilha detalhada sobre os efeitos da radiação. É ordem do ministro para ajudar os 300 mil brasileiros que vivem no Japão.

De vez em quando gosto de dar uma força para o governo, por isso digo que o pessoal da CNEN tem que se apressar. A situação na central de Fukushima está longe de ser estabilizada. Já estão sendo detectados altos níveis de radiação à 40 quilômetros da usina, apesar do perímetro de segurança estabelecido pelo governo japonês ser de 20 quilômetros.

Mais pressa com esse portal, ministro! E acelera também a confecção da cartilha. No Japão devem estar numa ansiedade danada com a demora das informações. Os dekasseguis que vivem mais perto de Fukushima, então, não se aguentam mais de vontade de ver esse material para começarem a se precaver.
........................
POR José Pires

Nenhum comentário: