quinta-feira, 3 de março de 2011

Lula, um garoto-propaganda pra lá de caro

Lula falou em ser tanta coisa depois de encerrar o mandato de presidente da República, mas parece que optou por ser garoto-propaganda de empresa da área de eletrônicos ou de qualquer outra que lhe pagar um cachê. Ontem ele trabalhou para uma empresa multinacional, a coreana LG Eletronics do Brasil.

Ele fez uma palestra motivacional para a empresa e até usou o Bolsa Família como um exemplo de como seu governo ajudou a impulsionar os lucros do grupo estrangeiro. Então é por isso que o Bolsa Família não tem porta de saída. É pros bolsistas ficarem assistindo TV da LG.

Apesar do próprio Lula mandar proibir a entrada de qualquer jornalista, o jornal Folha de S. Paulo conseguiu acompanhar o evento. Vejam uma fala dele repassada pelo repórter clandestino: "Quando a gente distribui, as pessoas vão consumir. E vão comprar os produtos da LG logo, logo".

Ele falou também da eletrificação rural como um exemplo de estímulo para o trabalhador do campo comprar os televisores da LG. Fico imaginando os bóias-frias correndo para as lojas para comprar TVs digitais depois que o governo botou um ponto de luz em suas casas.

A palestra de auto-ajuda do Supremo Apedeuta teve muitas gargalhadas da platéia, com o direito inclusive a slogans da LG e a exaltação da empresa, com frases como "A LG apostou no Brasil". Segundo a Folha, Lula citou também materiais publicitários da empresa.

Se fosse apenas pelas palestra já seria uma vergonha nacional um ex-presidente da República fazer um papelão desses, mas o caso é ainda mais grave. É evidente que a LG não conta com Lula para vender televisão para pobre. Seus interesses estão muito acima disso. A empresa atua em um setor onde o governo tem um peso decisivo, por meio de regulações e também de incentivos fiscais e também está apta a participar de licitações milionáras de grandes obras no Brasil.

Lula precisava voltar à ativa e arrumar alguém para pagar R$ 200 mil por uma palestra, a quantia que ele diz ter recebido. Até que ficou ficou barato para a LG, apesar de um a quantia dessas ser apenas simbólica.

O preço faz parte da sua ciumeira com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, uma zanga em que pesa inclusive as duas derrotas para presidente que ele sofreu no primeiro turno. É uma disputa de prestígio com o tucano. Como soube que ele recebe 100 mil por palestra resolveu cobrar 200. E a megalomania ainda o levou a espalhar para a imprensa que recebe por palestra a mesmo preço cobrado pelo ex-presidente Bill Clinton. Mesmo vindo do Lula é besteira demais.

É evidente também que Lula sabe que ninguém está pagando por seus dotes oratórios, porque se fosse assim todo mundo optaria por FHC. O petista ainda é poder, bastante poder. Ao menos enquanto não brigar com sua sucessora, o que é muito comum conforme mostra a História em vários paises e diversas épocas.

Mas enquanto isso não ocorrer, a carreira de garoto-propaganda do Lula sairá bem cara, muito além, mas bem além mesmo dos 200 mil que embolsa. E o pior é que nós é que pagaremos esses excedentes de seu cachê.
........................
POR José Pires

Nenhum comentário: