quinta-feira, 10 de março de 2011

Um governo de distraídos

Aquela famosa lista do Tim Maia cada vez aumenta mais. Está certo. Como bem dizia o cantor, no Brasil é assim: aqui prostituta se apaixona, traficante se vicia e cafetão se apaixona... e ministro de Comunicação Social não tem controle nem sobre o que escreve em seu Twitter pessoal.

É a história de Helena Chagas, que substituiu Franklin Martins no ministério da propaganda do governo petista. No domingo passado ela repassou (ou retuitou, como dizem) no Twitter uma mensagem atacando Lula, o chefão de sempre. A mensagem:

"Ganhar menos que esta raça devoradora, políticos, como Sarney, Mubarak, Kadaf, Bush, Lula, Dirceu, Genoino, me envergonham, que nojo. Xau”."

Segundo a própria ministra afirma, ela demorou quatro dias para se dar conta que havia avalizado um ataque a toda a base do governo a que serve, inclusive ao amigo e irmão de Lula, o ditador Kadhafi. É uma distraída. E que gafe, não? É pior que xingar a imã do Chico Buarque.

Não tem outro jeito de explicar uma patetice como essa, senão com o dito do Tim Maia. Helena Chagas tem outras histórias de difícil explicação. A mais importante delas foi a história do caseiro Francenildo Costa, quando ela era chefe da sucursal de O Globo, em Brasília. Foi quando repassou (como repassa essa jornalista!) ao então ministro da Fazenda, Antonio Palocci, a suspeita sobre a conta do caseiro Frana Caixa Econômica Federal.

Daí houve a quebra de sigilo do caseiro e toda a trama que se seguiu. Tudo se ajeitou, só Francenildo ficou no prejuízo. E a ética, é claro. Mas no Brasil essa sempre perde.

Todos estão muito bem colocados. Palocci foi para a Casa Civil. Helena Chagas virou ministra no lugar de Franklin Martins. E até o então gerente da Caixa responsável pela quebra do sigilo acabou levando vantagem. Jeter Ribeiro de Souza, foi nomeado assessor de Dilma, numa função de confiança que é uma piada pronta: Informações em Apoio à Decisão da Presidente.

E na relação entre Helena Chagas e Palocci sobrou a dúvida sobre quem quem é o mentiroso. Ele disse em depoimento à Polícia Federal que foi a jornalista que repassou a suspeita sobre o caseiro. E também em depoimento à PF a jornalista afirmou que não foi ela. Tem mentira aí.

Ou uma distração, que foi como ela justificou a bobeada no Twitter.
........................
POR José Pires

Nenhum comentário: