segunda-feira, 14 de março de 2011

Tem gato japonês nesse telhado

O comportamento do governo japonês neste acidente nuclear em Fukushima está parecendo desde o início com aquela história do gato que subiu no telhado. A piada é com os portugueses, mas parece que está acontecendo agora com os japoneses e num assunto muito sério.

As autoridades japonesas não tem um histórico confiável de transparência em relação aos problemas com seu programa nuclear. Não foram honestos sobre incidentes no passado. Logo que ocorreu o acidente, o site da BBC lembrava essa falta de transparência para pontuar que dificilmente as pessoas se convenceriam com as explicações que vinham sendo dadas e que minimizavam as consequências do acidente.

Logo que aconteceu o terremoto e o tsunami, com as explosões na central nuclear, as autoridades japonesas davam a impressão de que estava tudo sob controle. Porém, os fatos vão revelando gradativamente que sempre houve mais perigo na central nuclear do que os japoneses queriam admitir. É como na história do gato.

Agora há pouco o jornal espanhol El País noticiou que o presidente da agência de segurança nuclear da França, André-Claude Lacoste, afrmou que o acidente pode ser caracterizado como mais grave que o de Three Miles Island. As palavras dele: "Mais além de Three Miles Island, sem chegar a Chernobyl".

Esta aproximação com Chernobyl, usina da Ucrânia onde aconteceu o pior acidente nuclear do mundo, deixa a gente preso à história do gato. Fica bem claro que ele já está no telhado, porque ficar mais próximo de Chernobyl não é nada bom.

Desde a primeira explosão na central nuclear as autoridades japonesas garantem que o acidente foi de nível 4 (acidente com consequências de alcance local). Agora a agência nuclear francesa crê que o acidente alcançou o nível 5 (acidente com consequências de maior alcance).

O problema em Fukushima era de menor gravidade que os acidentes nucleares de Three Miles Island e Chernobyl. A França já diz que o acidente já está além do de Three Miles Island. Não será supresa para mim se esse gato cair do telhado.
........................
POR José Pires

Nenhum comentário: