quarta-feira, 16 de março de 2011

Edison Lobão: curriculum vitae

Para não ser injusto com o ministro de Minas e Energia, o sarneysista de carteirinha Edison Lobão, desencavei um texto deste blog publicado em janeiro de 2008, quando ele foi nomeado ministro por Lula. O texto revela outra habilidade sua, além da incrível façanha de virar um bamba em energia só com a leitura de jornais. É sobre o currículo dele. Vejam abaixo. É gente assim que decide um futuro para os nossos filhos com lixo atômico e muito risco de vida.


quinta-feira, 17 de janeiro de 2008
O agente Lobão

Em vários resumos biográficos sobre Edison Lobão, senador e futuro ministro de Lula, está dito que ele é jornalista, o que surpreende muita gente, inclusive a mim, pois pouco ou nada se sabe de sua carreira na imprensa. É certo que tampouco se sabe de algo útil que ele tenha feito nessas décadas em que atua como político,mas de sua atividade jornalística sabe-se menos ainda.

Pois o excelente Janio de Freitas traz um oportuno esclarecimento sobre este sombrio tópico biográfico, apenas transparecido em seu currículo. Pois foi nas sombras mesmo, servindo à ditadura militar, que Lobão fez “jornalismo”, em atividade que certamente deve ter sido muito importante como um impulso inicial na sua carreira política.

Leiam o que Janio de Freitas escreve em sua coluna de hoje, uma ótima contribuição para a memória brasileira, sempre tão embaralhada e ainda mais nestes tempos:

“Parece esquecida, nos perfis de Lobão publicados nos últimos dias, a sua carreira jornalística. É verdade que, em termos propriamente jornalísticos, não foi menos destalentoso do que em sua carreira na Câmara e no Senado, onde o máximo que demonstrou foi a persistência de permanecer, já por umas duas décadas, entre os mais inúteis. Na imprensa, porém, útil Edison Lobão foi. Como "repórter e cronista político" do 'Diário de Brasília', prestou serviços diários aos chefões da ditadura. Seus textos eram como recados saídos do Planalto, de serviços militares ou de informações, e armações de políticos governistas contra opositores. Seu ar soturno caia-lhe muito bem. E assim também quando deu continuidade em lugar mais apropriado -o partido da ditadura, a Arena- ao papel que escolhera na vida. Sem imaginar a retribuição que a democracia de Lula e do PMDB lhe ofertaria.”

........................
POR José Pires

Um comentário:

Juliana Moreira disse...

É absurdo mesmo que esses tipos é que decidam sobre coisas tão importantes. O brasileiro é fogo: é o grupo do Sarney que tem poder sobre um assunto de tanto peso na vida de todos nós!