quarta-feira, 16 de março de 2011

O Brasil leva vantagem, cerrrto?

Ninguém sabe qual é a especialidade do ministro Lobão, porque isso é difícil de aferir no governo do PT, que não é composto com esse tipo de método. O negócio ali é por meio de cotas: tem a cota do próprio PT, a cota do Sarney, até a do Chico (fala fino-fala grosso) Buarque, e por aí vai. Lobão é da cota do Sarney.

Mas a qualidade da visão analítica do governo Dilma Roussef acabou sendo muito bem exposta por esse neófito em qualquer assunto, mas que comanda a pasta da energia, e também nas palavras do outro importante comandante, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, que disse que “o Brasil vai acabar ganhando” com a tragédia nuclear no Japão.

Tirando a indelicadeza, ou melhor, a grossura diplomática, como é que num ministério diretamente ligado à economia pode estar alguém que acha que um baque do tamanho que o Japão deve sofrer pode ser bom para qualquer país? É uma visão estúpida falar em levar vantagem com um desastre natural de tal dimensão e ainda em conjunto com um grave acidente nuclear. Nem que fossemos um país de piratas. Com o mundo de tal forma integrado, não existe como ignorar as consequências pesadas que virão dos acontecimentos no Japão.

Seria dessa forma, mesmo que o mundo vivesse uma situação de normalidade, afinal, o Japão é uma das grande potências ocidentais. Porém, o que torna a opinião de Lupi ainda mais idiota é que estamos numa crise econômica séria, tão grave que atinge até os Estados Unidos.

O ministro Lupi transmitiu a posição econômica do governo Dilma sobre o desastre no Japão e o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, avançou no terreno da discussão nuclear para defender o programa nuclear, ou atômico, do governo Dilma.

Lobão disse que as Usinas de Angra dos Reis foram feitas com "a melhor tecnologia existente". Segundo ele o projeto tem estudos cobre o comportamento das marés por um período de mil anos. É uma informação impressionante. Como existe hoje uma dificuldade em saber o que vai ocorrer na natureza nos próximos dez anos, seria interessante saber como é essa projeção com um prazo tão longo. Esse estudo tinha que ser levado para a ONU.

O ministro aproveitou para chamar o governo japonês de incompetente e louvar a manha brasileira em usinas nucleares. “As dificuldades que as usinas de lá tiveram as nossas não terão. As nossas têm uma proteção maior. Nós não temos razão nenhuma para preocupação maior. Vamos prosseguir com o nosso programa”, ele disse.

Isso só não é de impressionar porque vem dos companheiros colocado pelo PT no poder. É bastante besteira, mas ainda assim é um alívio que o Lula esteja de cueca em casa tomando cana (eu acho que ele deveria estar tomando cana em outro lugar, mas aí é outra história) e não deitando falação como presidente da República. Era capaz de ele dizer que “há males que vem para bem”, como falou quando dezenas de técnicos e cientistas foram mortos na explosão no Centro de Lançamento de Alcântara, em 2003. Não seria difícil ele mandar ao governo japonês uma mensagem nesse tom.
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: