quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Lulices na crise

Se vivêssemos em outro país o presidente Lula seria um cara muito engraçado. Imaginem como se sente um cidadão de qualquer país europeu quando lê alguma declaração do presidente do Brasil. Na Suiça, por exemplo, Lula deve fazer um bem danado para o fígado.

As falas de Lula devem soar para eles mais ou menos como as de alguns ditadores para nós. Por mais que saibamos dos problemas que são os governos desse tipo de gente – estou falando dos ditadores africanos e também de Lula – sempre tem algo de engraçado no que eles falam. Mesmo os que não tem problema de dicção.

É, mas aqui oo Brasil a graça não é mesma. Esta crise financeira atual, por exemplo, foi desdenhada por semanas pelo Lula. Ele até deu pitaco nas atitudes do governo de George W. Bush. Um europeu deve ter achado hilariante: apenas falando em dinheiro, sem contar os dramas todos em torno do problema, a crise vai ficar para os Estados Unidos em cerca de 700 bilhões de dólares, quase uma vez e meia todo o nosso PIB.

Mas de uma semana para cá Lula se convenceu de que a crise é séria. Está até fazendo reuniões para tratar dela. Mas é claro que dessas reuniões sempre sai algo para o riso de um suíço, um francês, um inglês. Para nós não. Não que não seja engraçado, mas aqui é mais duro de rir dessas bobagens.

O ministro Paulo Bernardo saiu da última reunião em que trataram do assunto dizendo que “Lula mandou cuidar do crédito, pois o Natal já está aí”. Pois é, os especialistas prevêem o pior para a economia mundial, com a concordância de todos que a recessão já chegou e para ficar, sendo que os mais otimistas acreditam que a crise pode durar pelo menos três anos.

E esse governo vem com essa piada: Lula está pensando no peru deste Natal.
......................
POR José Pires

Nenhum comentário: