quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Sem plim plim no primeiro turno

A TV Globo parece disposta a reescrever pelo menos um ponto da Lei Eleitoral, o da obrigatoriedade participação de todos os candidatos em debates na televisão. A emissora está cancelando todos os debates deste primeiro turno em cidades com muitos candidatos.

É um direito dela e nisso está muito certa. A profusão de candidatos de partidecos sem representatividade alguma está tirando a seriedade das eleições. Prejudicam até mesmo o Horário Eleitoral Gratuito. E a verdade é que é impossível conseguir qualidade em debate com muitos candidatos – mais de quatro já é problemático; e tem cidades com até nove candidatos.

Agora, independente de resoluções dos tribunais eleitorais, as eleições brasileiras passam a ter regra nova: não há debate na TV Globo no primeiro turno. E isso é um problemão para aqueles candidatos com forte potencial, mas que não conseguem decolar.

Pelo prestígio e alta audiência, os debates nas retransmissoras da TV Globo, foram sempre uma esperança desses candidatos para resolverem seu drama eleitoral e decolar no final da campanha.
.......................
POR José Pires

Nenhum comentário: