quarta-feira, 24 de junho de 2009

Jornalistas podem ter diploma do Senado do Sarney

A Constituição brasileira já não é nada respeitável. Além ser ampla demais, com a pretensão de abarcar uma variedade de assuntos, é confessadamente fraudada e, pior ainda, foi fraudada por uma pessoa que depois viria a ser ministro da Justiça, presidente do STF e hoje é ministro da Defesa. É o ministro Nelson Jobim, que confessou em entrevista que quando foi deputado constituinte incluiu artigos na Constituição sem a aprovação do Plenário.

Jobim falou da fraude em tom jocoso, até se gabou do que fez. E acabou ficando por isso mesmo. E o que em um país sério seria motivo para muita complicação para ele e até para a supressão do que foi enxertado sem votação, aqui ficou como uma história pitoresca da nossa política.

Pois como se já não bastassem desmoralizações desse tipo, o Senado ainda está elaborando mais uma emenda para desacreditar nossa Constituição.

O senador Antônio Carlos Valadares (PSB) pretende apresentar uma proposta de emenda à Constituição que exige o diploma de curso superior para o exercício da profissão de jornalista.

Isso mesmo. Costumo fazer piadas aqui no blog, mas desta vez é sério. A colcha de retalhos que é usada em nossos tribunais, vai receber mais um remendo. O senador afirma já ter coletado 40 assinaturas, bem além das 27 que são exigidas para a apresentação da emenda. O projeto do senador Valadares, de quem eu ainda não tinha ouvido falar, é completo. Trata até da contratação de colaboradores, para os quais seria facultativo a exigência do diploma.

Se o artifício for aprovado, com mais esta emenda está aberto o precedente de usar a Constituição para resolver qualquer problema trabalhista. Os setores corporativistas do meio jornalístico também terão feito um belo estrago na imagem da profissão, colando-a definitivamente a este Senado que está aí, com toda sua corrupção, privilégios e falta de respeito com a verdade. Já tenho até o nome para esta preciosidade: é o diploma do Senado do Sarney.

E para piorar, os jornalistas também estariam no meio de uma crise entre o Senado e a Justiça, já que a emenda é uma evidente afronta a uma decisão do STF.

Eu deveria ser contra um negócio desses, já que sempre achei a exigência de diploma uma besteira sem tamanho. Mas acho que a aprovação de uma emenda dessas seria bem-vinda. Essa gente merece isso.
.......................
POR José Pires

Nenhum comentário: