sexta-feira, 26 de junho de 2009

Tem até blogueiro na lista do sarney

Escrevi aqui outro dia, quando em viagem ao Cazaquistão o presidente Lula defendia o senador José Sarney, que procurando bem era possível que até lá no Cazaquistão fosse encontrado alguém empregado pelo Sarney.

Isto ficaria restrito aos exageros próprios do humor, caso o tema não fosse o senador maranhense eleito pelo Amapá. Mas tendo o Sarney como tema, mesmo a piada acaba sendo ultrapassada. Ainda não encontraram um apadrinhado dele no Cazaquistão (porém, ninguém ainda procurou), mas por aqui a imprensa já achou pelo menos nove casos novos em que o presidente do Senado faz o aparelhamento do Estado em proveito de seu clã. São mais nove aliados empregados no Senado.

Não é de surpreender esta rede de apadrinhados de Sarney, para a qual colaboram todos seus filhos aboletados em poderes variados. É um modo de operar antigo com o qual ele sustenta sua carreira política desde antes do golpe de 64, quando parou de bajular Juscelino Kubtscheck e passou para o lado dos militares.

O material que a imprensa publica hoje traz apenas os nomes visíveis. Mas em volta de Sarney pode-se encontrar centenas, senão milhares, de pessoas envolvidas na manutenção de sua carreira por conta de favores que vão de uma consulta em um posto médico no Amapá a um alto cargo em Brasília. Um ministério no governo Lula, um cargo numa estatal, esse tipo de favorecimento comum por aqui.

A lista de hoje traz até um blogueiro, Said Dib, responsável pelo blog de Sarney e que está empregado na Direção Geral do Senado. O blogueiro do Sarney é também seu assessor de imprensa para o Amapá.

E como gosto muito de blogs, não poderia deixar de dar uma sapeada no blog do colega Sarney. É um blog com interessantes revelações, conforme conto abaixo.
......................
POR José Pires

Nenhum comentário: