quinta-feira, 11 de junho de 2009

Gripe sobe para o alerta 6

A Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou o nível de alerta sobre a gripe suína para o nível seis. O anúncio foi feito no início dessa tarde. Agora a doença está no grau de pandemia, a primeira que se declara em quarenta anos. A anterior começou em Hong Kong em 1967, matando um milhão de pessoas.

Pandemia quer dizer que a doença se espalha rapidamente. Ela já foi identificada em 29 países europeus, 3 norte-americanos, 6 do Oriente Médio, 11 asiáticos, 3 da Oceania, 16 na América Latina e 6 aqui na América do Sul.

A elevação para o nível 6 não significa que o vírus tenha se tornado mais grave. O que acontece é que ele se propagou além dos níveis que o mantinham na catalogação anterior. Mas isso não atenua as preocupações e nem deve servir como apoio à alegações irresponsáveis (como as do presidente Lula) de que não existem riscos maiores devido ao fato do vírus ser muito fraco.

A gripe espanhola começou do mesmo modo, em 1918, e no final estavam mortas entre 25 e 50 milhões de pessoas. No caso da gripe suína, até o momento foram confirmados quase 28 mil casos no mundo. No Brasil ocorreram 52. Isso evidentemente cobre os doentes mais graves que buscaram o atendimento em algum serviço médico. Sendo uma doença ainda fraca, é possível que haja enfermos que não tenham sido localizados.

A mudança de categoria determina que não se gaste trabalho para tentar deter o vírus. Com esta mudança, a indicação da OMS é que de agora em diante o mais importante é atender aos infectados. Análise e diagnóstico consomem tempo e dinheiro, fatores que devem ser direcionados ao ataque direto à doença.
........................
POR José Pires

Nenhum comentário: