segunda-feira, 15 de junho de 2009

Sempre cabe mais um

E eis que aparece mais um Sarney no meio dos escândalos do Congresso Nacional. Não é novidade e também não é surpresa, já que conhecemos muito bem o chefe do clã, o presidente do Senado, José Sarney. Não é só o Maranhão que é usado para sustentar os privilégios dos apadrinhados do senador.

A imprensa descobriu agora que Maria do Carmo de Castro Macieira, nomeada por ato secreto no Senado, é também parente de Sarney. Ela foi nomeada para um cargo no gabinete da prima Roseana Sarney, então senadora pelo PMBD e hoje governadora do Maranhão.

Maria do Carmo Macieira é prima de Roseana por parte da mãe, Marly, mulher de Sarney. Esta é a segunda sobrinha do senador que a imprensa descobre ter sido nomeada por ato secreto. Além das duas, também um neto de Sarney foi nomeado por ato secreto. Pelo jeito, a família vai bem.

A família e também os amigos. O jornal O Estado De S. Paulo revela em sua edição de hoje que a filha de Silas Rondeau também foi nomeada por um ato secreto. Rondeau foi ministro das Minas e Energias, indicado por Sarney. Acusado de receber R$ 100 mil da construtora Gautama, acabou pedindo demissão em meio ao escândalo.

A nomeação de Nathalie Rondeau, sobrinha do ex-ministro, serve também para revelar o modo de operar de Sarney. Apesar de não ter nenhuma ligação com a área editorial, a jovem de 21 anos foi nomeada para o Conselho Editorial do Senado, uma criação de Sarney em 1997. Segundo o Estadão, pelo menos 20 movimentações secretas - entre nomeações e exonerações - envolveram o tal Conselho.

E 0 gabinete de Roseana Sarney, que abrigava a sobrinha nomeada por ato secreto, era chefiado por Doris Marise Romariz Peixoto, que coincidentemente é presidente da comissão que investiga o uso de atos secretos no Senado.
.......................
POR José Pires

Nenhum comentário: