terça-feira, 9 de junho de 2009

Ética à moda da casa

Internet serve para tudo. E sua ocupação é parte tática da estratégia de informação do governo Lula. Fazem isso de maneira oficial, mas usam também os meios oficiosos, até com a instalação de blogs que passam por independentes, mas que, na verdade, tem seus autores atrelados ao esquema de propaganda governista.

Agora, com o blog criado pela Petrobrás, o governo veio com uma inovação no uso da nternet. O blog publicou perguntas encaminhadas pelos jornais O Globo, O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo, com questionamentos sobre as atividades da Petrobrás. O blog publicou as perguntas e as respectivas respostas da empresa.

Publicaram antecipadamente o material. Matéria que seria publicada no domingo teve divulgada informações na sexta-feira pelo blog. É um recurso tão absurdo que coisas do tipo costumam ser praticadas apenas de forma apócrifa. Que uma estatal assuma algo assim é mais um sinal dos tempos petistas.

Seria assombroso, caso não conhecêssemos de sobra essa gente. Mas já é bem sabido o efeito que o governo Lula e o petismo tem sobre qualquer tipo de ética, daquelas ligadas a questões morais básicas, como, por exemplo, não usar o dinheiro público em proveito próprio, até a ética que protege atividades profissionais ou o bem comum.

Pois não é o PT um partido que faz campanhas, até com manifestações de rua, contra a imprensa? E não é também o PT e o governo Lula que reativaram o programa nuclear brasileiro? Pois é.

É uma ética própria, à moda da casa, como foi o projeto político capitaneado por José Dirceu. O que deu no mensalão. Que gororoba ética... Misturada com as mãos por gente como Antonio Palocci, Genoíno, Delúbio Soares, Luiz Gushiken, João Paulo Cunha, e tantos outros, ah sim, tudo gente como o deputado petista dos dólares na cueca, que hoje é federal e, aliás, é irmão do deputado Genoino. E com Marcos Valério cuidando de arrumar verba.

Independente de divergências políticas ou ideológicas, no aspecto profissional e ético é uma barbaridade o que a Petrobrás fez com seu blog. Não há intelectual ou jornalista que honestamente possa defender algo do tipo.

Usar a justificativa da “transparência” para isso, então, é sinal de uma má-fé típica de quem passou dos limites não por acidente, mas como um recurso baseado em estratégia política muito bem estudada.

Costumo dizer que nada qualifica tão bem uma tese política quanto o histórico de seu defensor. Pois a diretoria da Petrobrás encontrou o filósofo certo para defender suas ideais.

O deputado José Genoino, do PT de São Paulo, notório por ter afirmado que assinou sem ler um contrato para o empréstimo de milhões de reais quando era presidente nacional do partido, já está em campo e sem medo (algum) de ser feliz.

Vejam o que ele disse: “Defendemos a transparência ampla, geral e irrestrita da informação. Faz parte do projeto de acesso à informação, sempre disponível em tempo real”. Pronto. A Petrobrás encontrou o porta-voz perfeito para sua ética particular. Desse tipo de transparência o deputado José Genoino entende bastante.
........................
POR José Pires

Nenhum comentário: