sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Bate-boca em inglês

Os ingleses devem estar espantados. A revista The Economist critica novamente o presidente Lula na sua edição desta semana e sua página na internet já está carregada de comentários de brasileiros fazendo o acirrado debate a que já estamos acostumados por aqui. O esquema lulo-petista está funcionando bem. Vários comentários são evidentemente da militância grudada no poder.

Na edição anterior, em um editorial bastante crítico à política externa brasileira, a The Economist perguntava:“De que lado está o Brasil?” Esta semana, a revista afirma que o PT foi transformado em uma força política com a única função de manter o Lula no poder.

E é claro que os defensores de Lula já correram para defender o chefão. A argumentação, os números e até a cantilena de ataque aos tucanos ─ um governo que já acabou há quase oito anos! ─, a técnica é a mesma usada por aqui. Certos textos sequer conseguem esconder o profissional que finge ser apenas mais uma figura da opinião pública.

É o que eles fazem nos blogs e sites brasileiros. Basta ter algum assunto da pauta política do interesse petista que eles aparecem. Em alguns blogs governistas a coisa chega a ser engraçada. Alguém publica um post bem chapa-branca e embaixo publica-se muitos comentários ─ em alguns casos até mais de uma centena ─, sempre em apoio ao governo e, é claro, com críticas ao governo anterior. Aquele de quase oito anos atrás.

Eu sempre me pergunto quem, a não ser os próprios comentaristas, que vai mais de cem comentários em apenas uma nota, mas o fato é que as seções de comentários dos sites e blogs brasileiros são a seção mais movimentada da nossa internet. Agora, pelo jeito, estamos exportando este modelo.

É o que começa a acontecer na The Economist. É interessante entrar na página para ver como funciona a máquina de comunicação lulo-petista em inglês. E também para apreciar a nossa oposição. Comentaristas críticos a Lula e ao PT não estão deixando a militância governista usar com exclusividade o espaço: já postaram seus textos por lá.

Entre por aqui, mas vá logo, pois agora no início da noite já tinha 35 comentários. E o debate promete esquentar.

.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: