terça-feira, 18 de agosto de 2009

Mercadante, o embaralhador de currículos

O senador Aloizio Mercadante resolveu atacar o governador José Serra neste final de tarde durante a audiência com a ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira. Vamos aproveitar estes últimos minutos do dia para tratar do caso, pois deu coisa boa.

Serra respondeu na bucha: em um evento no Palácio dos Bandeirantes disse que o petista é um mitômano, ou seja, uma pessoa que mente muito, de forma doentia. “Eu acho que é um caso de psicanálise, não de política”, disse Serra sobre o comportamento de Mercadante.

Durante a audiência no Senado, o petista disse que, assim como a ministra-chefe da Casa Civil, Serra também cometeu erros em seu currículo. Mercadante acusou o governador de se dizer formado em Engenharia e Economia sem ser graduado na área ou ter concluído um mestrado.

É fácil entender o jogo. Querem estender para a área acadêmica o conceito partidário e de governo de que “todos são iguais”. Assim, o nivelamento pela sarjeta promovido pelos petistas na política se estenderia aos currículos acadêmicos. Como o lulo-petismo faz disso um pretexto para se safar de responsabilidades quando são flagrados em ilegalidades, lá vem o Mercadante tentar criar uma saída para as mentiras da ministra Dilma Roussef.

O petista, que era o chefe dos aloprados na eleição em São Paulo, parece que chamou para si a função.

Mas o jogo não deu certo. Serra foi rápido e respondeu com uma verve até inesperada, já que tem um perfil mais sisudo. Ainda sobre currículos, o tucano lembrou que na campanha para governador de São Paulo, eleição em que Mercadante foi derrotado, o petista veiculou um currículo falso.

“Ele afirmou que era doutor pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e não era. Foi meu aluno na Unicamp. Ele, de alguma maneira, é um precursor nessa matéria de mexer em currículos”, disse Serra.

Em sua resposta, o governador de São Paulo disse também que é bem conhecido o fato de ele não ter se formado em engenharia devido ao golpe militar e que em discursos até já manifestou sua frustração por ter sido impedido de terminar o curso.

Pelo jeito, a tática malandra de Mercadante foi aplastrada de modo rápido. Mas este é um assunto que ainda merece umas considerações. Amanhã trago umas informações.
.......................
POR José Pires

Nenhum comentário: