quarta-feira, 12 de agosto de 2009

José Dirceu quer o mandato de Marina Silva

Os tubarões estão sempre à espreita. Estava demorando para o ex-ministro e deputado cassado José Dirceu atacar a senadora Marina Silva, que pode abandonar o PT para candidatar-se à presidência da República pelo Partido Verde, o PV.

Dirceu chegou com o velho espírito que cultivava quando foi ministro todo-poderoso de Lula. Era o “capitão” do time, lembram que Lula falava assim dele? Era a época em que ameaçava professores universitários dizendo que a reforma das universidades públicas iria sair nem que fosse na porrada. Quem saiu foi ele. Pelas portas dos fundos e cassado.

O capitão do Lula perdeu o mandato por falta de decoro e agora veio dar pitaco no mandato de Marina Silva. Conforme ele diz, o mandado da senadora é do PT.

Até aí tudo bem, o mandato da ex-ministra do Meio Ambiente acabaria no ano que vem. Se tomarem agora ela perde o quê? Pouco mais de um ano. E o que ela ganha saindo é todo um futuro, coisa cada vez mais difícil no PT.

O problema é que Dirceu partiu para o que é de seu repertório histórico: a desqualificação do outro. Ele insinua que Marina Silva tinha muita rejeição no Acre e jamais se elegeria senadora sem a estratégia do partido. A senadora, segundo ele, era vista "como uma militante e liderança que ao lutar pela floresta, contrariava o progresso do Acre".

Parece conversa de branco ganhando dinheiro na África com a miséria nativa essa conversa de militante pela floresta que contraria o progresso. Mas para desconstruir a carreira de Marina Silva o capitão do Lula vai ter que se esforçar um pouco mais.

Bem, ainda nem é definitiva a decisão sobre sua saída, apesar de que contam que no Acre ela já está até avisando aos companheiros que não precisa sair todo mundo agora do PT. Mas o que conta, na verdade — e poucos estão falando disso — é que, além do imprevisível, mas certamente arriscado panorama criado por uma candidatura sua, nada bom para a candidatura governista, a saída de Marina Silva do partido será um golpe forte para o PT. O estrago vai ser bem grande, pois toca em um aspecto simbólico muito forte.

Hoje a senadora é certamente a figura petista com o maior prestígio internacional depois de Lula. Sempre contando com o fato de que parte imensa da fama de Lula é por conta dele ser presidente do Brasil. Marina Silva tem luz própria.

Outro problema para o lulo-petismo é que, apesar do chefão não acreditar nisso, teremos pela frente péssimos tempos para o ambiente do planeta. Com a crise ecológica que vem por aí, a gestão de Lula no meio ambiente que, mais que um desastre, está sendo criminosa, virá à tona. Seu prestígio vai virar pó de traque.

Já a imagem de Marina Silva só vai crescer daqui por diante. Não acho que sua passagem no Ministério do Meio Ambiente tenha sido grande coisa e nem poderia ter alguma qualidade com Lula como chefe. Ele não acredita em ecologia. Mas ela saiu no tempo certo e de um modo que revigorou sua história anterior. Saiu-se bem.

O PT é que não vai ficar bem perdendo uma senadora com prestígio internacional na área do meio ambiente justamente quando este é o assunto de maior importância no mundo.

A repercussão de um simples anúncio da possível candidatura pelo PV foi bem além do que poderiam esperar os caciques petistas. Todos mundo então se alvoroçou e apareceu até Dirceu fazendo pouco caso da história da senadora e reclamando o mandato dela. Bem, ele deve estar precisando, já que perdeu o seu por falta de decoro. José Dirceu está sendo engolindo por seu próprio egoísmo. Só isso explica ele estar achando que a saída de Marina Silva do PT é uma questão de mandato.
......................
POR José Pires

Nenhum comentário: