segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Dando nome e identificando os bois

A Folha de S. Paulo fez algo meritório neste domingo em um artigo de José Dirceu. Calma, não foi o artigo em si, mas na identificação do autor, aquele texto em letras miúdas que vai logo abaixo. Finalmente uma publicação identifica José Dirceu como deputado cassado, afinal o título mais marcante que ele adquiriu recentemente.

Em seu artigo Dirceu aponta incoerências na trajetória do Partido Verde, o PV, que tem o plano de ter Marina Silva como candidata à presidência da República. É claro que o fato de Dirceu, logo ele, apontar incoerência em outros só convence quem não o conhece bem. Porém, deixemos de lado a óbvia hipocrisia e elogiemos outros talentos do político cassado: Dirceu é um petista que detectou rápido o estrago que a saída de Marina Silva provoca no PT e também sabe o problema que sua candidatura deverá ser para a candidatura oficial e ungida pelo lulo-petismo. A questão é menos o que a ex-ministra pode tirar de votos, mas pelos conceitos novos que ela traz à disputa, a começar pelo fator de dissidência, fatalmente nocivos para Dilma Rousseff — ou outra pessoa que ocupar seu lugar na chapa oficial, já que a candidatura da ministra-chefe da Casa Civil não deslancha com a tranquilidade pretendida por Lula.

Daí ele ter logo publicado um artigo sobre o fato. O destinatário não é o leitor da Folha, como muitos podem pensar. O que se pretende atingir com rapidez é a militância lulo-petista, buscando dar ao assunto uma condução política do interesse do partido.

Dirceu é o tubarão da globosfera petista, oficiosa ou financiada, e esta é a linha que os peixes-pilotos petistas dos blogs devem seguir. Podem anotar: Marina Silva não terá descanso na blogosfera. Já na semana passada, Luís Nassif publicava que o marido dela está sendo acusado de improbidade administrativa pelo Ministério Público em um mesmo processo em que consta o nome de Roseana Sarney.

Não há comprovação alguma do fato e Nassif sabe bem disso, tanto que inventou uma identificação para este tipo de nota: “Em Observação”. Com esta identificação acima dos textos ele vai levando o assunto durante dias, de forma bastante ambígua mas alcançando no mínimo o resultado de colocar sob suspeição a pessoa citada.

Na explicação que deu à invenção — estampada pela primeira vez exatamente na nota que fala sobre a acusação ao marido de Marina Silva — ele diz que “Em Observação” é quando a informação ainda carece de confirmação.

Ah, “Em Observação”... Para mim isso tem outro nome: boato.

Mas, voltando à identificação de Dirceu, esse é um problema antigo em nossa imprensa e não ocorre só com ele. São muitos os políticos cujo passado não fica claro nas apresentações escritas por jornais.

Não existe aquela frase popular que fala em "dar o nome aos bois"? Pois é, tem que identificar também. Bois, gatos, raposas, abutres, com todos bem identificados aumenta a qualidade da informação.

A Folha acertou neste domingo colocando abaixo do artigo a identificação: “José Dirceu de Oliveira, 63, é advogado. Foi ministro-chefe da Casa Civil (governo Lula) e presidente do PT. Teve seu mandato de deputado federal pelo PT-SP cassado em 2005”.

O nome completo é uma das esquisitices da Folha, jornal moderninho, mas que, de vez em quando, veste um smoking. É capaz de colocarem até o nome completo do Paulinho da Viola embaixo de um artigo. Não era preciso: o cara é o José Dirceu e ponto. Mas a identificação dele como deputado-cassado aponta para um caminho correto. Poderia até constar que a cassação foi por falta de decoro, mas acho que considerando que nem a cassação sai em outras publicações, creio que já está razoável.

O Blog do Noblat, uma das páginas mais lidas da internet brasileira, é um dos que cometem este tipo de erro que, a meu ver, é até um desrespeito ao leitor. E desinforma também. Noblat publicou na semana passada um artigo de José Dirceu e colocou embaixo o seguinte: “José Dirceu - advogado e ex-ministro da Casa Civil”.

Bem, esse José Dirceu eu não conhecia. Acho que aí até é dar pouco valor à carreira política do homem.

No seu currículo político, além de deputado cassado consta até a condição de réu no Supremo Tribunal Federal pelos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha. Isso não é pouco. Mas, até por questões técnicas, acho dispensável que conste embaixo dos artigos. É um texto que exige certa concisão.

Mas o fato de ele ter sido cassado por falta de decoro é indispensável. Serve para cientificar o leitor da qualidade do articulista. E além do mais é até um reforço para a melhor compreensão da análise política. Neste artigo da Folha, por exemplo, Dirceu se propõe a distribuir conselhos políticos à variadas personalidades, entre elas Marina Silva, e até julga com rigor condutas alheias.

Bem, se embaixo do texto constar a indispensável informação de que o autor de tais observações morais é um deputado cassado por falta de decoro, no mínimo isso vai evitar que o leitor perca tempo analisando com respeito o palavrório.
.......................
POR José Pires

Nenhum comentário: