quarta-feira, 22 de setembro de 2010

E Dilma já entrou no jogo bruto

A candidata Dilma também compareceu ao jogo brutp, quando saiu do script marqueteiro de dama delicada e cordata para atacar a mídia em seus comentários sobre a reportagem a Folha sobre maracutaias quando ela era secretária do governo gaúcho na década de 80, quando estava pendurada no brizolismo antes de pular para as boquinhas petistas.

Se a petista ganhar esta eleição, se preparem. A Dilma verdadeira é esta do pito no jornalismo crítico e a exigência de submissão da imprensa. A Dilma de bom senso e respeitadora da democracia some assim que o horário eleitoral acabar. Aí entra esta Dilma que pode ser vista na imagem acima.

O alvo de agora, como disse, é a Folha e a Veja, e não é apenas pelo conteúdo que estas duas publicações tem apresentado atualmente. O que se pretende destruir é um conceito. Bate-se neste estilo de jornalismo mais aberto às contradições e ao debate livre e, ao mesmo tempo se vai construindo uma mídia dócil e manipulável, como eles têm feito na internet e até na área dos impressos, com financiamento direto ou por meio de repasses do Governo Federal com anúncios publicitários.

As duas redações da Folha e da Veja têm confiança e ousadia. E isso é tudo o que o PT não deseja para a imprensa, pois eles sabem muito bem o risco que isso implica para seu projeto de poder. O perigo de um conceito desses rolando na imprensa e na internet é imenso até porque a própria necessidade de competição comercial pode forçar os outros a seguir o mesmo estilo. E isso pode também se espalhar para a sociedade civil.

Daí a necessidade de intimidar e acuar desde já as duas publicações, avançando contra a liberdade de expressão e até propondo boicotes organizados contra veículos e jornalistas que não escrevam em conformidade com o projeto petista.

Esta questão da comunicação é um ponto essencial no projeto petista. Dirceu deve sonhar com um tempo em que possa dizer não só “os nossos blogs”, mas também “a nossa imprensa”. E não quer ver de jeito nehum um futuro governo petista sob o crivo de uma imprensa independente.

Afinal, como ele disse com clareza, agora é o próprio projeto partidário que estará no poder com Dilma. E não há dúvidas de que se o eleitor der mesmo este cheque em branco para eles, a partir de janeiro haverá uma tentativa de avanço contra a liberdade de expressão e os direitos civis.
......................
POR José Pires

Nenhum comentário: