quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Com um DNA desses não se brinca

O candidato José Serra disse que a violação de sigilo fiscal está no DNA do PT. Ele tem toda a razão, mas assim fica difícil entender qual era a razão política que levou seu programa eleitoral a tratar Lula como um estadista poucos dias antes de estourar o escândalo.

Não, não vou abandonar o pensamento de que o lulo-petismo precisa ser derrotado, posição que defendo e não é de hoje. Para barrar o risco do lulo-petismo só não acho aceitável maluquices como as do Psol ou PSTU, mas felizmente essas possibilidades são pra lá de remotas. Na minha opinião, o lulo-petismo tinha que ter sido apeado do poder já no mensalão. Mas a oposição subestimou a capacidade de superação de Lula e seus companheiros quando o viu acovardado naquela famosa entrevista em Paris.

E a oposição tem mostrado que aprendeu pouco de lá pra cá. Só se recupera por meio de sustos, como foi com a quebra de sigilo. Tem uma dificuldade danada de seguir com coerência uma linha de comportamento que não seja conduzida por interesses circusntaciais da política.

Sempre o que pode acontecer de pior numa eleição é evidentemente ter menos votos que o adversário. E na atualidade a derrota para o PT pode ser muito mais grave que em qualquer outra eleição. E como isso pode de fato acontecer, eu acho bom se preparar inclusive para o que virá com este possível terceiro mandato do lulo-petismo.

O repúdio da população com a quebra de sigilo só não é maior por conta dos erros anteriores da campanha de Serra e a posição sempre dúbia de Marina Silva. É lamentável que por isso este repúdio à ilegalidades que podem ser definidas claramente como crimes contra o Estado não possa ser capitalizado de forma completa em razão de equívocos anteriores da oposição.

Agora, com, a realidade já posta, dá para ver o quanto Serra não ganharia se tivesse vindo desde o início da campanha eleitoral atuando de forma crítica, sem amenizar as críticas ao governo Lula. Bem, independente da trapalhada criminosa da quebra de sigilo, o candidato já vinha em queda muito séria, uma conseqüência do marketing errado que já criticávamos aqui desde o começo, quando Serra ainda estava bem a frente de Dilma nas pesquisas.

A quebra de sigilo parece mesmo ser coisa do DNA petista. Vivem na mesma condição que determina que o escorpião dê a ferroada que o faz também perder a vida. E aqui o que se pede à oposição é que ela não faça o papel do sapo, pois mesmo que haja um ou outro petista honesto, é inevitável que no final ele acabe agindo em conformidade com o corpo partidário. É o DNA que domina.

E com este DNA não se brinca, porque as consequências políticas trazem riscos que vão muito além desta eleição.

......................
POR José Pires

Nenhum comentário: