quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Será que ele é da CIA?


Será que Fidel Castro é da CIA? Nos anos 60 e 70 e avançando até o final dos anos 80, no Brasil quem fazia críticas ao regime cubano era logo tachado de agente da CIA. Pois Castro falou na semana passada que o modelo cubano não funciona mais. Numa conversa informal com jornalistas da revista americana The Atlantic Monthly, uma pessoa perguntou se ainda valeria a pena exportar o modelo comunista cubano para outros países e ele respondeu o seguinte; “O modelo cubano não funciona mais nem para nós”.

Como é que fica agora? A esquerda brasileira sempre defendeu com ardor o modelo cubano, hoje em dia com menos fanatismo que em décadas passadas, mas mesmo na atualidade ninguém da esquerda sequer ensaiou um senão ao que acontece em Cuba. E vem Castro e desanca o próprio modelo de governo cubano?

É o fim de um conceito que a esquerda sempre tratou como um socialismo de onde se poderiam tirar muitas lições. Bem, lições até que sempre deu, mas se já não estava fácil alguma lição que não fosse de fracasso, com a fala do líder da revolução a casa caiu de vez.

Ainda bem que a coisa não deu certo por aqui, senão estaríamos também com a necessidade de repensar tudo. A luta armada ocorrida no Brasil entre os anos 60 e 70 tinha como projeto implantar no Brasil algo parecido com o que foi feito em Cuba. Muitos desse grupos até eram mantidos pelo regime comunista cubano. O ex-ministro de Lula e deputado cassado, José Dirceu, teve inclusive aulas de política em Cuba, onde recebeu doutrinação do regime e até conhecimentos militares.

Imaginem se alguém escrevesse uma frase como a de Castro em blogs e sites mantidos por esquerdistas brasileiros: “O modelo cubano não funciona mais nem pra Cuba”. Na certa o comentário seria cortado, ou o pobre leitor soferia ataques de todos estes fanáticos que tomam a área de comentários desses blogs e sites, onde só cabe o sinal de positivo do oba-oba, com aplausos e manifestações de apoio. Coisa de patota.

A frase deixa a esquerda brasileira pendurada na brocha, mas virá coisa muito pior por aí quando o rescaldo do regime cubano passar por uma análise mais rigorosa. Afinal, nossa esquerda tem sustentado nesses anos todos que as coisas iam muito bem em Cuba e que seu modelo político era bom até para ser copiado em outros países.

E agora ficamos sabendo pela boca do líder máximo que o modelo não serve mais nem pra Cuba. Pode ser que o barbudo seja agente da CIA. Bem que aqueles agasalhos esportivos da Adidas não me enganavam.
.......................
POR José Pires

Nenhum comentário: