terça-feira, 21 de setembro de 2010

Promete que não cumpre?

Ninguém aqui é bobo. Sei muito bem onde o tucano mira. Mais de 20% do eleitorado do Nordeste está pendurado no Bolsa Família. Ali mesmo em Pernambuco, o aliado Jarbas Vasconcelos pena na eleição para governador e não é por falta de prestígio histórico no estado. O que ele não tem é a chave do cofre de programas como o Bolsa Família, que está nas mão de Lula e de seu adversário, o candidato à reeleição, Eduardo Campos.

Na Bahia, o petista Jaques Wagner também deve se reeleger com facilidade no primeiro turno e não é por ter feito um bom governo, que sabemos que esse pessoal é ruim de serviço não só no Governo Federal. Na Bahia o Bolsa Família é pago a 1,6 milhão de famílias, o que atinge cerca de 5 milhões de pessoas. E o eleitorado baiano é de 9 milhões.

E ainda tem gente (e até tucanos!) que vem com a lorota de que o que pesa nesta eleição é o carisma de Lula. O cara tem a máquina pública e máquinas sindicais pelo Brasil inteiro, além de um programa feito sobre medida para render votos. E usa isso com a maior desfaçatez pois se ele tem tudo isso, Justiça é o que não temos. E ainda se ouve essa lorota de carisma.

Sem tudo isso para usar como bem quer o que Lula poderia fazer com seu suposto carisma? Sair pelo Brasil afora apertando mãos?

E no debate em Recife Serra ainda teve que ouvir a adversária Marina Silva tachar sua promessa de “eleitoreira”, no que ela tem toda razão. Não duvido que até venha gozação do próprio Lula sobre este assunto. Além de eleitoreira, a promessa ainda é contrária a tudo o que os tucanos vem dizendo do uso abusivamente eleitoral que Lula tem feito do Bolsa Família. Falam também sobre a famosa falta de uma porta de saída para o programa, o que acaba aprisionando socialmente os pobres.

Repito que ninguém é bobo de querer fechar candidato algum em um discurso sem resultado eleitoral. Mas a maleabilidade que uma campanha pode exigir não pode ser alcançada com o prejuízo de posições históricas que já conquistaram uma ampla base de apoio.

Mas se a idéia agora, em fez de abrir uma porta no Bolsa Família é fechar os pobres de vez lá dentro, dessa forma então porque não avançaram mais na proposta? Além do décimo-terceiro não pode ter as férias e até a aposentadoria no Bolsa Família?

Esta promessa é tola até como artimanha marqueteira, pois pode trazer rejeição entre o eleitorado simpático aos tucanos e entre os formadores de opinião. E com certeza não atingirá os eleitores alvos da demagogia. Parece desespero de perdedor, se é que não é isso de fato. E com certeza vai ser visto assim por um número muito alto de pessoas. E os adversários não vão perder a chance de tirar um sarro.

Marina já fez isso. E não dá para não lhe dar razão quando ela diz que o artifício é “eleitoreiro”.

De vez em quando fico curioso para saber de onde vem tantas idéias sabidas que Serra vem colocando nos programas de televisão e até repetindo para jornalistas, um monte de propostas como o potencial de criar confusão e rejeição e que jamais dão resultado positivo.

Não me lembro de ter visto uma campanha eleitoral para presidente da República com tantas idéias geniais atingindo o próprio pé do candidato. O alvo é pra lá, companheiro. Esse marqueteiro aí, não sei não... ruim de tiro, não? E isso mesmo com a Dilma facilitando tanto com aquelas imensas roupas vermelhas.

Quem entra sempre aqui no blog sabe que na minha visão o lulo-petismo tem que ser derrotado, mas quanto mais perto chegamos perto da eleição fica cada vez mais difícil votar no Serra. Nas atuais circunstâncias ele só teria o meu voto se prometesse que não vai realizar uma boa meia dúzia de suas promessas, entre elas essa do décimo-terceiro salário.
......................
POR José Pires

Nenhum comentário: