quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Só segundo turno?

Num país como o Brasil sempre é bom ver a oposição esperançosa em tempo de eleição, pois é sinal que as coisas não vão bem para o candidato governista, mas comemorar a possibilidade de ir para o segundo turno é pouca coisa depois de quatro anos que poderiam ter servido para formar uma candidatura forte e uma organização eficiente de campanha.

E antes da oficialização das candidaturas não foram poucas as demonstrações de prestígio do candidato do PSDB, a começar dos bons índices nas pesquisas. Estava aberto o caminho para a consolidação de uma candidatura oposicionista forte, mas os tucanos falharam.

Foi uma sucessão de erros, com o componente de sempre da indecisão dos tucanos e da dificuldade que este partido tem de se unir para uma eleição tão importante. Esta situação espantosa de comemoração por um possível segundo turno parece coisa da eleição perdida com Geraldo Alckmin, em 2008. E os erros todos são praticamente os mesmos da primeira tentativa feita por Serra, na disputa com Lula em 2002. Até a traição de Aécio Neves é a cópia perfeita daquele desastre. Parece que o ex-governador mineiro treinou bem o papel.

Tucano é um ser político meio lento. Talvez oito anos seja pouco para tomar juízo. Lula acha que dois mandatos é pouco para governar. Talvez tucano acredite que oito não dá para conquistar o poder. A questão é saber se depois dessa os tucanos terão a atenção dos brasileiros numa terceira tentativa.

Sei lá por qual via de pensamento, tem algumas pessoas que ainda apostam em boas chances para o ex-governador Aécio Chaves em 2014. Mas ninguém explica como se fará esta mágica caso o PSDB saia destroçado desta eleição.

Ademais, Aécio Neves parece estar definitivamente identificado na memória coletiva à uma importante personalidade da Inconfidência Mineira, que não é o Tiradentes. Na política brasileira o ex-governador mineiro age como Joaquim Silvério dos Reis e isso ficou patente para os brasileiros, pelo menos os que não são de Minas, o que é bastante gente, né não, sô?
......................
POR José Pires

Nenhum comentário: