quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Yes, nosotros tenemos bolivarianismo

Os petistas já estão numa luta interna para ocupar o poder. Dirceu é muito vivo e aproveitou bem este período eleitoral, muito mais longo na ótica do PT que na dos outros partidos. Neste segundo mandato foi colocado em prática um projeto forte de informação, quando foram estabelecidos não só canais próprios de divulgação como também para a contra-informação. Para isso, servem desde profissionais pagos diretamente ou por meio de favorecimentos, até os inocentes úteis que pensam mesmo estar vivendo um momento de alto fervor cívico.

Na estratégia se inclui também manifestações públicas, como as que foram feitas há meses na frente do prédio da Folha de S. Paulo e o ato convocado para amanhã pelo PT para protestar contra a imprensa. As instituições que participam disso, como a central sindical petista CUT, estão tentando forjar uma imagem de uma manifestação democrática, mas é impossível mascarar as reais intenções desse tipo de ação logo em um período eleitoral e ainda mais depois das graves denúncias de corrupção no gabinete da Casa Civil, ocorridas ao lado da sala do presidente Lula.

Outro componente lamentável é que o ato foi criado e organizado dentro do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo. Participei ativamente do fortalecimento deste sindicato na época da morte de Vladmir Herzog e vejo com tristeza uma entidade tão importante embarcar em um projeto partidário, algo que, além de não ser ético, também não está em conformidade com a legalidade.

Vamos esperar o que vai acontecer amanhã. Mas de antemão o clima antecipa o que pode ser um governo Dilma. Da parte deste setor que se fortaleceu bastante dentro do PT e que pretende imprimir sua própria ênfase no que virá daqui pra frente, o que dá para antever é um “bolivarianismo” próximo do estilo do venezuelano Hugo Chávez. Tudo bem, se for desse jeito, pelearemos. Mas que coisa chata uma vida assim, não?
......................
POR José Pires

Nenhum comentário: