Acho que todo mundo conhece a imagem ao lado. Hoje em dia até as crianças usam o coraçãozinho como verbo para expressar amor por alguma coisa. Pois de agora em diante o que já era usual passa a ter o reconhecimento oficial como verbo.
O Dicionário de Oxford incluiu o famoso símbolo gráfico do coração ("heart" em inglés) com o significado do verbo amar. Esta é uma das cerca de 45 mil novas palavras que entraram na última atualização do Dicionário de Oxford, com a revisão de 285.000 acepções de diferentes palavras que sofreram mudanças ao longo do tempo.
O símbolo incluído na língua inglesa pelo Dicionário de Oxford vem de um dos mais famosos logotipos do mundo e foi criado por Milton Glaser e Bobby Zaremn. O artista gráfico Glaser é um faz-tudo na área do desenho. É de uma criatividade e também de uma eficiência comercial que é a cara dos Estados Unidos. Ele tem um desenho belíssimo e é autor de capas de discos e cartazes muito marcantes, principalmente entre as décadas de 70 e 80. Um desses desenhos tornou-se um símbolo pop. É a imagem muito conhecida de Bob Dylan com o cabelo do cantor formado por arabescos coloridos. É outra imagem simples, mas aquela simplicidade com uma admirável força criativa. Isso é marcante no estilo de Glaser.
Ele tem também um extenso trabalho na publicidade. Entre os americanos, os ilustradores ocupam bastante espaço na propaganda, que usa cartuns, caricaturas e ilustrações de forma muito valorizada. É claro que isso acontece também na área editorial, muitas vezes como se fosse uma dobradinha, com as duas áreas explorando com criatividade a interação gráfica proporcionada pelos desenhistas.
Infelizmente esta foi uma das coisas boas que os brasileiros deixaram de copiar deles. O resultado dessa valorização das artes gráficas entre os americanos foi que os Estados Unidos tomaram conta visualmente do mundo, espalhando imagens e símbolos por tudo quanto é canto.
Foi o caso do logotipo para Nova York, que hoje é um dos símbolos mais conhecidos do planeta. Ele nasceu em 1977 de uma encomenda da prefeitura para promover a cidade, numa campanha de estímulo ao turismo em Nova York feita para durar apenas algumas semanas. Porém, fez tamanho sucesso que se espalhou pelo mundo, com o coraçãozinho servindo como verbo afetivo para muitas outras coisas além da cidade de Nova York. E até fez o coração virar verbo oficialmente. Veja ao lado na imagem retirada do Dicionário de Oxford na internet.
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POR José Pires
O Dicionário de Oxford incluiu o famoso símbolo gráfico do coração ("heart" em inglés) com o significado do verbo amar. Esta é uma das cerca de 45 mil novas palavras que entraram na última atualização do Dicionário de Oxford, com a revisão de 285.000 acepções de diferentes palavras que sofreram mudanças ao longo do tempo.
O símbolo incluído na língua inglesa pelo Dicionário de Oxford vem de um dos mais famosos logotipos do mundo e foi criado por Milton Glaser e Bobby Zaremn. O artista gráfico Glaser é um faz-tudo na área do desenho. É de uma criatividade e também de uma eficiência comercial que é a cara dos Estados Unidos. Ele tem um desenho belíssimo e é autor de capas de discos e cartazes muito marcantes, principalmente entre as décadas de 70 e 80. Um desses desenhos tornou-se um símbolo pop. É a imagem muito conhecida de Bob Dylan com o cabelo do cantor formado por arabescos coloridos. É outra imagem simples, mas aquela simplicidade com uma admirável força criativa. Isso é marcante no estilo de Glaser.
Ele tem também um extenso trabalho na publicidade. Entre os americanos, os ilustradores ocupam bastante espaço na propaganda, que usa cartuns, caricaturas e ilustrações de forma muito valorizada. É claro que isso acontece também na área editorial, muitas vezes como se fosse uma dobradinha, com as duas áreas explorando com criatividade a interação gráfica proporcionada pelos desenhistas.
Infelizmente esta foi uma das coisas boas que os brasileiros deixaram de copiar deles. O resultado dessa valorização das artes gráficas entre os americanos foi que os Estados Unidos tomaram conta visualmente do mundo, espalhando imagens e símbolos por tudo quanto é canto.
Foi o caso do logotipo para Nova York, que hoje é um dos símbolos mais conhecidos do planeta. Ele nasceu em 1977 de uma encomenda da prefeitura para promover a cidade, numa campanha de estímulo ao turismo em Nova York feita para durar apenas algumas semanas. Porém, fez tamanho sucesso que se espalhou pelo mundo, com o coraçãozinho servindo como verbo afetivo para muitas outras coisas além da cidade de Nova York. E até fez o coração virar verbo oficialmente. Veja ao lado na imagem retirada do Dicionário de Oxford na internet.
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POR José Pires
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